Se o clima ajudar e as nuvens não nos taparem as vistas, há uma forte de possibilidade de conseguires ver a olho nu o cometa C/2023 A-3 (Tsuchinshan–ATLAS) ou “cometa do século”, como já o apelidaram.
E hoje, sexta-feira, dia 27, o cometa está no seu periélio. Esta palavra difícil refere-se ao ponto da órbita em que um planeta ou outro corpo celeste se encontra mais próximo do Sol.
Isto significa que deverá estar mais brilhante e, portanto, mais visível. Mas não só hoje. Os cientistas acreditam que se manterá assim até 12 de outubro. E esta é uma oportunidade que não deves perder, pois o C/2023 A-3 não se voltará a aproximar da Terra durante 80 660 anos!
Claro que a noite é a melhor altura para o tentares observar, e o que deves procurar é um ponto mais brilhante do que as estrelas à sua volta. Apesar de, na teoria, ser possível avistá-lo a olho nu, os astrónomos aconselham o uso de binóculos, por exemplo.
Também é importante saberes para onde deves olhar. Quando estiveres de olhos postos no céu, deverás procurar as constelações de Sextante e Leão. Para te ajudar a localizá-las, podes usar aplicações específicas, como a Sky View Lite e a Star Chart, ambas com versões gratuitas para IOS e Android.
Se descarregares uma destas aplicações para o teu telemóvel ou dos teus pais, só têm de apontar para o céu, e descobir o que estão a ver. Boa sorte!