Com a chegada da primavera é tempo de nova dose de atividades para famílias, crianças e jovens, na Gulbenkian. Como sempre, há um pouco de tudo. Como o sol brilha, os passarinhos cantam e as flores desabrocham, há uma grande variedade de atividades que decorrem ao ar livre.
Por exemplo, que tal uma oficina criativa de impressão botânica? Os primeiros registos de impressões botânicas foram encontrados na Grécia Antiga e eram usados para retratar as plantas em manuais de farmacologia. Posteriormente, já no Renascimento − num manuscrito de Leonardo da Vinci −, foi encontrada a impressão de uma folha de sálvia junto com instruções de impressão botânica. Agora, também tu podes aprender a fazer esta impressões a partir de algumas plantas do Jardim da Gulbenkian.

Este lindíssimo jardim é também o sítio ideal para aprenderes a não “misturar alhos com bugalhos”. Certamente conheces esta expressão, mas será que sabes o que são bugalhos? E se te dissermos que são umas esferas castanhas que se encontram nos carvalhos e que é possível fazer tinta com elas? Intrigado? Então, O bugalho: fabrico de tinta para escrever é a oficina perfeita para ti.

A propósito de alhos, outra opção é a visita orientada ervas comestíveis e medicinais no Jardim Gulbenkian. Na companhia de Fernanda Botelho, autora de livros sobre plantas silvestres comestíveis e medicinais, vais conhecer algumas destas plantas e vais até aprender a usá-las. Muitas têm valor para a dieta humana, outras servem para fabricar medicamentos, corantes e fibras. Se tens mais de 12 anos e muita curiosidade, esta visita é para ti!
E que tal ficares a saber mais sobre sementes? É essa a sugestão da oficina cuidadores de sementes. Poderás aprender a melhor forma de as colher e armazenar e descobrir como podem transformar um terreno vazio num bocado de natureza cheio de plantas e cor, onde muitos animais encontrarão casa.

E antotipia, sabes o que é? Quando a fotografia foi inventada, no século XIX, foi explorada a sensibilidade à luz de inúmeras substâncias, entre elas, a das folhas, flores e raízes das plantas. Na oficina A Natureza a fotografar vais usar essas substâncias para imprimir fotografias de plantas a partir de materiais que podes encontrar em casa, com a mais sustentável e orgânica de todas as técnicas de impressão fotográfica − a antotipia. E assim vais criar um micro-herbário fotográfico.

Outra ideia para um sábado bem passado – e para crianças e jovens com mais de 12 anos – é fazer um passeio pelo parque florestal do Monsanto. Orientado por elementos da equipa do Centro de Interpretação de Monsanto, este passeio permitirá conhecer este pulmão vivo da cidade e refletir sobre o papel regenerador das florestas e o seu papel na estrutura ecológica de Lisboa.
Como não podia deixar de ser, tens também diversas oficinas dedicadas ao desenho para mentes curiosas, à música com uma viagem ao fundo do mar para bebés (dos 1 aos 2 anos e dos 3 aos 4 anos), à performance e até à escultura, ou não fosse a Fundação Calouste Gulbenkian a casa-mãe destas formas de arte.

E algumas destas oficinas vão celebrar as novas exposições temporárias que inauguram em maio – Histórias de uma Coleção e Rui Chafes e Alberto Giacometti. Gris, vide, cris.
Pede aos teus pais para visitarem o site contigo e inscreve-te ou compra já bilhetes para as atividades que mais gostares. Apressa-te antes que esgotem. A Gulbenkian está à tua espera!
