Música, dança, contos, ilustração, teatro… Não faltam bons pretextos para sair de casa em família durante este mês.
Concertos Promenade 2.0
Neste domingo de manhã, crianças e famílias vão poder descobrir juntos os segredos e curiosidades da banda sonora criada pelo compositor e pianista Filipe Raposo para os filmes de Lotte Reiniger, pioneira no mundo do cinema de animação e também uma das primeiras mulheres a trabalhar na indústria do cinema. Estes concertos comentados pelo musicólogo Jorge Castro acontecem num ambiente informal, têm uma componente multimédia e contam com a participação de orquestra.
Mais informações aqui.
Coliseu do Porto, a partir dos 6 anos
17 de outubro, às 11h
Festa da Ilustração “É Preciso Fazer Um Desenho?”
Exposições, concertos e cinema de animação vão encher a cidade de Setúbal de criatividade até ao final de novembro no âmbito da Festa de Ilustração “É Preciso Fazer Um Desenho?”. A Casa da Cultura, a Casa Bocage e o Centro de Criação Artística A Gráfica são alguns dos locais que vão acolher exposições, workshops , concertos, visitas guiadas e até um ciclo de cinema de animação em parceria com o Indie Lisboa. Gratuito. Toda a programação aqui.
Vários locais em Setúbal
1 de outubro a 7 de novembro
Teatro: Pinóquio – da raiz ao nariz
Pinóquio é um menino de madeira construído por Gepetto a partir de um tronco com vida oferecido pelo mestre Cereja. Tem bom coração, mas não gosta da escola e prefere divertir-se. Para não desiludir o “pai”, mente e o seu nariz cresce, cresce, cresce… Uma história cheia de magia, marionetas e sombras.
M/6. Público em geral: sábado 16h | domingo 11h00 | feriados 1 e 8 dez – 11h00 e 16h00. Escolas: terça – 10H30 | quinta – 14H30. Mais info aqui.
Centro Cultural da Malaposta, Olival Basto: 21 de outubro e 1 de dezembro
Estúdio Casssefaz, Lisboa: entre 2 e 19 de dezembro.
Reservas: 914 368 810
Festival ‘Passa a Palavra! – Festa dos Ofícios do Narrar’
Se gostas de ouvir contar histórias, nada como ir até Oeiras. Entre 18 e 24 de outubro vais poder não só assistir a sessões de contos, conversas, concertos, oficinas, espetáculos, animação de rua e um Mercadinho dos Ofícios do Livro. Os fins de tarde acolhem os Ofícios da Palavra, ciclo de conversas dirigidas a profissionais, estudiosos e interessados pela linguagem, narração, literatura e ciência, na Galeria Municipal Verney. À noite, há serões de contos e espetáculos de música e poesia, no Auditório Municipal Eunice Muñoz. Tudo gratuito. Podem consultar o programa aqui. As atividades no Auditório Municipal Eunice Muñoz terão transmissão em streaming na página de Facebook e no canal YouTube do Festival. Todas as atividades são gratuitas.
Festival SOLO
Dois dias para abrandar em família, com experiências de mindfulness, workshops e apresentação de projetos de sensibilização ambiental. Podes fazer Yoga para Crianças, assistir a Sessões de Contos e ver dois espetáculos infantis: “Oceano” por Ainhoa Vidal e “As Árvores não têm pernas para andar” por Joana Gama. No dia 16 haverá um concerto por Filho da Mãe. e no dia 17 atuam os Cais Sodré Funk Connection. No mesmo local, podes ainda visitar o Mercado de Produtos Biológicos até às 15h, e a Feira Fertil, um mercado de boas ideias para a sustentabilidade até às 18h. A entrada é gratuita.
Parque Urbano da Quinta da Granja (Benfica)
16 e 17 de Outubro, das 9h às 18h
Planeta dança – capítulo 4
Este espetáculo infanto-juvenil da Companhia Nacional de Bailado conta a história da dança em vários capítulos. Neste, ficamos a saber como no século XIX a dança clássica conquista os palcos e cria bailados inspirados nas tradições e contos do mundo inteiro. Mais tarde a dança moderniza-se e quebra as suas próprias convenções iniciando um novo século a fervilhar de inovações criativas!
M/6. Sábados às 11h30 e às 15h. Domingos às 11h30. Desconto família: 50% (até 2 adultos acompanhados de crianças até 12 anos). Mais info aqui.
Teatro Camões, Lisboa
16 a 31 de outubro