Faltam apenas 5 dias para o evento que coloca o mundo às escuras enquanto ilumina as consciências quanto à luta contra as alterações climáticas a favor de um planeta mais sustentável.
A Hora do Planeta 2012 é já no próximo sábado, dia 31 de Março e acontece em todo o mundo entre as 20h30 e as 21h30, em 130 países, em todos os sete continentes, contando com adesão de mais de 5250 cidades.
Por todo o mundo os apoios surgem e alguns dos líderes mais influentes do mundo já declararam o seu apoio à Hora do Planeta.
Um deles foi o Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou que a ONU vai desligar as luzes durante a Hora do Planeta a 31 de Março e desafiou pessoas, organizações e empresas a fazerem o mesmo em solidariedade com os 20 por cento de homens, mulheres e crianças que não têm acesso à electricidade.
“Desligar as nossas luzes é um símbolo do nosso compromisso com a energia sustentável para todos”, disse Ban. “Precisamos alimentar o nosso futuro com energia limpa, eficiente e acessível. Agindo juntos hoje, podemos alimentar um futuro melhor. “
Também a Directora Geral da UNESCO, Irina Bokova, fez um apelo para que todos os sítios classificados de Património Mundial desliguem as luzes durante a Hora do Planeta. “Com esse gesto simples, sítios e comunidades locais icónicas podem mostrar a sua liderança e compromisso por um planeta sustentável”, disse Bokova.
Sendo o menor estado independente do mundo, o Vaticano é a casa espiritual de 1,2 mil milhões de católicos em todo o mundo. Em apoio à Hora do Planeta, o Vaticano vai desligar as luzes da cúpula da Basílica de São Pedro que domina o horizonte de Roma, elevando-se à altura de 136.57 metros.
Um número de líderes influentes fizeram desafios “Eu Faço se tu Fizeres” incentivando as pessoas a fazerem o seu próprio desafio e deste modo inspirar amigos, familiares, colegas e organizações para tomarem medidas para proteger o planeta.
O Director Geral da WWF Internacional, Jim Leape, desafiou as pessoas a fazerem escolhas mais sustentáveis quando se trata do peixe que consomem. Leape vai marcar um atum rabilho no mar Mediterrâneo, se 10 000 pessoas basearem as suas opções de compra de peixe no guia sustentável WWF Seafood.
O atum rabilho é um dos peixes mais rápidos, mais poderoso do mar e também um dos mais ameaçados”, diz Leape. “Ao colocar etiquetas de satélite sobre estes peixes, podemos aprender mais sobre a forma como vivem e ajudar a salvá-los para as gerações futuras.”
A “Besta do Leste”, o russo ex-WBA campeão mundial de boxe e agora político, Nikolay Valuev, fez um compromisso para organizar a reciclagem na Duma se 100 000 pessoas assinarem a petição da WWF da Rússia sobre uma nova lei sobre a protecção do mar e derramamentos de petróleo.
Luc Panissod, Secretário-geral da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), uma organização que possui mais de 30 milhões de membros em 161 países, prometeu desistir do seu carro por sete dias, se 10 000 pessoas não imprimem e-mails por uma semana e apelou a todos os escuteiros para celebrar a Hora do Planeta.
Em Portugal, mais de 70 cidades já aderiram a este movimento global e fizeram os seus compromissos, desafiando os munícipes a aderirem à Hora do Planeta:
Em Ansião a autarquia promete promover a utilização de bicicletas de uso partilhado para as deslocações na vila em substituição do automóvel. Em Faro a Câmara promete efectuar a regulação dos horários da iluminação de relógios astronómicos com consequente redução do consumo de energia. Em Arouca o compromisso é o de reduzir o tempo de funcionamento de uma parte da iluminação pública.
Também alguns dos embaixadores da iniciativa já se comprometeram com acções sustentáveis no seu dia-a-dia: a modelo e actriz Sandra Cóias já se desafiou a si própria dizendo que não vai voltar a usar sacos de plástico e a cantora Rita Guerra comprometeu-se a não demorar mais do que 5 minutos a tomar duche, desafiando os seus fãs a fazerem o mesmo;
“A Hora do Planeta é uma oportunidade para as pessoas e comunidades em todo o mundo se unirem com o objectivo comum de um futuro sustentável para nosso planeta”, disse Ângela Morgado da WWF.
Veja os videos aqui: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=Pa1oYSE2QvI