Enquanto o nosso planeta enfrenta os desafios mais importantes da história e a nossa viagem em direção à sustentabilidade desacelera, a Hora do Planeta vai do espaço até à Suazilândia espalhando a mensagem de que é preciso urgentemente tomar medidas pelo ambiente.
A população humana tem consumido os recursos a um ritmo superior ao que os ecossistemas precisam para regenerá-los; usamos atualmente o equivalente a 1,5 planetas para sustentar as nossas atividades. Desde o derreter do gelo no Ártico passando por um iminente desastre provocado pela desflorestação na Amazónia ou a destruição da Grande Barreira de Corais até à fome no Corno de África. É hora de agir.
Este é um problema global que requer uma solução global. Em 2012, a maior ação voluntária pelo ambiente, a Hora do Planeta, usa a plataforma “Eu faço se tu fizeres – I Will If You Will” como campanha para inspirar as pessoas em todo o mundo a adotarem práticas de sustentabilidade urgentes e necessárias.
Portugal às escuras
Em Portugal, 57 Cidades já aderiram à Hora do Planeta; incluindo Lisboa, Faro, Ribeira Grande, Grândola, Viseu, Leiria, Ponta Delgada e Funchal. Nesta iniciativa global já se associaram também mais de 40 monumentos emblemáticos nacionais, incluindo o Cristo Rei, Ponte 25 de Abril, Torre de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, Museu da Electricidade, Santuário dos Remédios em Lamego, Mosteiro do Landim, Castelos do Pinhel, Igreja Matriz em Fafe, Casa da Cultura em Câmara de Lobos, Castelo de Leiria, Ponte e largo de S. Gonçalo em Amarante, o Museu Marquês de Pombal, em Pombal, o Mosteiro de S. Miguel de Refojos em Cabeceiras de Basto, o Castelo de Campo Maior até às Muralhas de Serpa e muitos outros.
A 10 dias da Hora do Planeta, figuras públicas de diferentes sectores da sociedade portuguesa juntam-se para lançarem o desafio aos seus fãs, pedindo-lhes para aderirem ao apagão da Hora do Planeta marcado para o dia 31 de Março de 2012, pelas 20.30h e que se comprometam todos os dias com o Planeta, alterando hábitos quotidianos tendo como base atitudes mais sustentáveis.
Em Portugal, as modelos e actrizes Sandra Cóias e Sylvie Dias, Joana Seixas e Cristina Cunha, o fadista Camané, o humorista e apresentador de TV Quimbé e o Maestro António Victorino d’Almeida são nomes que já na edição anterior apoiavam esta iniciativa.
Este ano juntam-se a esta lista novos nomes ligados à música e à moda: a cantora Rita Guerra é uma das estreantes e a ela juntam-se os Anjos e o modelo Mário Franco. Angela Morgado da WWF disse: “É essencial ter o apoio de pessoas que são referencia para os seus fãs e que inspiram algumas mudanças de atitudes que podem ajudar a salvar o nosso planeta.”
Este ano, Sandra Cóias foi mais longe e além de fazer o seu próprio desafio (não usar mais sacos de plástico), deu voz aos spots que vão passar a mensagem da Hora do Planeta 2012 na rádio e na televisão. Também Rita Guerra se comprometeu: “Eu não vou demorar mais do que 5 minutos a tomar duche” e desafiou os seus fãs a fazerem o mesmo.
Pela primeira vez, a Hora do Planeta vai estender-se à Estação Espacial Internacional, onde o astronauta e um dos embaixadores da iniciativa André Kuipers vai estar a vigiar o nosso planeta em perigo, quando as luzes se desligarem a 31 de Março e partilhar as fotos e comentários ao vivo sobre essa sua experiência através da Agência Espacial Europeia (ESA).
Na plataforma “Eu faço se tu fizeres”, que permite às pessoas sensibilizar amigos, familiares, colegas e organizações a tomarem medidas urgentes a curto prazo, para garantir o alcance das metas a longo prazo, existem já centenas de compromissos e desafios.
Um impacto único no planeta através de pequenas ações
Nathi Mzilenzi, um jovem rapaz da Suazilândia, que organizou a Hora do Planeta na sua cidade, em Shimunye em 2010 (população 5.633), quando tinha 15 anos, continua a inspirar a sua comunidade a participar na Hora do Planeta. Este ano, este estudante do ensino médio, tem incentivado os grandes parques da Suazilândia a participarem na campanha “Eu faço se tu fizeres” desafiando a Escola Preparatória de Thembelisha, a limpar o lixo da estrada principal três vezes por ano.
Do outro lado do mundo, o pianista e compositor italiano Christian Calcatelli comprometeu-se a dar um concerto de 8 horas ao vivo pela Internet, se 5000 pessoas se comprometerem a reciclar.
“Desligar as luzes por uma hora é uma maneira impressionante de perceber que em pequenas ações pode criar-se grande impacto sobre o bem-estar do nosso único planeta”, disse Calcatelli. “Pode ver-se como a Hora do Planeta se pode torna num catalisador para a mudança ao aplicar-se o conceito para além dos 60 minutos a várias áreas da vida e torna-se num compromisso”, disse ele.
Caras famosas por todo o mundo também incentivam a participação e apoio à Hora do Planeta.
De ativista ambiental e ex-presidente dos EUA Al Gore, tem pedindo às pessoas em todo o mundo para desligarem as luzes a 31 de Março, numa mensagem de vídeo gravada da Antártica.
A Liga Nacional de Hóquei (NHL), na estreia da liga profissional norte-americana de hóquei no gelo, fez um compromisso com a Hora do Planeta para mudar a maneira como o desporto consome energia.
“Quando se trata de vencer a luta contra as alterações climáticas, é claro que todos nós precisamos de trabalhar juntos”, disse Scott Niedermayer, o lendário jogador da NHL. “Ao aderir à Hora do Planeta, podemos trabalhar juntos para um futuro sustentável.”
A Grande Barreira de Corais na Austrália e no Triângulo de Coral têm usado a Hora do Planeta para realçar o impacto das mudanças climáticas em ambos os habitats de corais e a vida marinha abundante e, em ambos os casos, foram criados vídeos no YouTube para oferecer maneiras das pessoas poderem ajudar a sustentar as áreas ameaçadas de extinção.
O chef australiano Bill Granger e outros chefs famosos, onde se incluem Rick Stein, Bryn Williams, McKenna Niall, De Rachel Thample, Ken Hom e Warner Valentine, deixaram as suas ideias de receitas, desafiando os seus fãs a cozinharem de forma mais sustentável, que pode ser vista em earthhour.wwf.org.uk.
A Hora do Planeta 2012 acontecerá entre as 20h30 e as 21h30 (hora portuguesa), sábado, 31 de Março