A nível internacional, fazem parte da longa lista de figuras públicas comprometidas com o Planeta, a modelo da Victoria’s Secret,
Miranda Kerr; a lenda paquistanesa de críquete,
Wasim Akram e a estrela do futebol italiano,
Francesco Totti. O cantor sensação Chinês,
Li Bingbing e o cantor galês
Tom Jones são outros DOS nomes conhecidos que alinham pela Hora do Planeta 2011.Os apoios são gigantescos e cruzam todos os continentes; da Venezuela, o Prémio Nobel da Paz de 2007,
Juan Carlos Sánchez ou a estrela de Bollywood,
Vidya Balan. O público infantil também vai receber a mensagem da Hora do Planeta através da personagem
Pocoyo, da Global Kids.
Desde a primeira iniciativa da Hora do Planeta, em 2007, os defensores e apoiantes deste evento global incluem nomes como o prémio Nobel da Paz, Arcebispo
Desmond Tutu; o secretário-geral da ONU,
Ban Ki-Moon; as actrizes
Cate Blanchett e
Nicole Kidman, além de
Kylie Minogue, Yoko Ono, Ashton Kutcher, a supermodelo brasileira
Gisele Bundchen, a apresentadora de TV
Jamie Durie, o actor
Kevin Bacon, a personalidade televisiva
Amanda Holden, a cantora
Alexandra Burke, os
chefs
Bill Granger e
Tom Aiken, o vocalista dos Coldplay,
Chris Martin e o actor
Edward Norton.
“A Hora do Planeta é um grande momento para as celebridades e figuras públicas de elevado prestígio usarem a sua influência para chamar a atenção para os problemas que o nosso planeta está a enfrentar. Este ano, mais do que nunca, pedimos a essas celebridades, não só para incentivar os seus fãs e simpatizantes a participarem no apagão global, mas também que eles próprios se comprometam a ir mais além nesta luta que é de todos”, disse Andy Ridley, director executivo da Hora do Planeta.
Pela primeira vez, a Hora do Planeta criou uma plataforma on-line
www.earthhour.org / beyondthehour (à qual pode aceder também através do site da WWF em Portugal –
www.wwf.pt), que permite que indivíduos, governos e organizações em todo o mundo possam partilhar suas acções diárias pelo Planeta e, assim, agir como uma ferramenta poderosa para inspirar compromissos para proteger o planeta.
Sobre a plataforma, Andy Ridley acrescenta: “Este ano, criámos uma plataforma dinâmica on-line. Os
social media têm, sem dúvida, desempenhado um papel muito importante nos acontecimentos mundiais ao longo dos últimos meses e mostram que a mudança é possível quando todos se unem. Estamos esperançosos que esta poderosa combinação de tecnologia e de objectivo comum garanta à Hora do Planeta deste ano o maior impacto de sempre.”
Em 2010, centenas de milhões de pessoas, em 128 países e territórios em todo o mundo, participaram da Hora do Planeta. Este ano, a Hora do Planeta pede que as pessoas se comprometam com uma acção, grande ou pequena, que irá sustentar o futuro do nosso planeta, além do desligar das luzes às 20:30, de Sábado, 26 de Março.
Compromissos dos Embaixadores Para Além da Hora:
–
Wasim Akram (Paquistão, lenda do críquete) – fez um compromisso pessoal para parar de usar sacos de plástico, reciclar e reutilizar e usar a sua visibilidade para promover e incentivar o mesmo comportamento em todo o Paquistão e no resto do mundo.
–
Miranda Kerr – “Este ano irei para além da hora ao continuar a reciclar e comprar produtos orgânicos nos mercados locais, assim, ajudo a incentivar a redução do uso de pesticidas e insecticidas e reduzo a minha pegada ecológica “;
–
Pocoyo, uma série de TV, vai chegar aos seus milhões de fãs pré-escolares em todo o mundo durante o próximo ano, utilizando o humor para informar e educar as crianças sobre questões ambientais.
–
Li Bingbing, o cantor chinês sensação, tem o compromisso de ser vegetariano por 100 dias deste ano, a fim de reduzir as emissões de dióxido de carbono no ciclo de produção e consumo de carne.
Sobre a Hora do Planeta
Hora do Planeta é uma iniciativa global da WWF. Indivíduos, empresas, governos e comunidades são convidados a desligar as suas luzes por uma hora no sábado, 26 de Março de 2011 às 20:30 para mostrar seu apoio à acção ambientalmente sustentável. O evento começou em Sidney, em 2007, quando 2 milhões de pessoas desligaram as luzes. Em 2010, a Hora do Planeta fez história como a maior acção voluntária a favor da ambiente alguma vez testemunhada, com a participação de 128 países em todos os continentes, incluindo o apagar das luzes nos mais reconhecidos ícones e belezas naturais de todo o mundo. Em 2011, a hora do Planeta acontece a 26 de Março, pelas 20H30, e o apelo é que se para além desta hora na luta contra as alterações climáticas.