Correm o país de norte a sul, registam as suas experiências e divulgam-nas para que outros viajantes possam ter uma boa estadia em terras lusas. O Hotelandia é um site de crítica a unidades hoteleiras portuguesas, escrito por profissionais das viagens.
Nascido a 15 de Janeiro, já recebeu os parabéns por parte do Turismo de Portugal e, até agora, “o feedback tem sido excelente”, diz Filipe Gomes, um dos fundadores.
Seguindo a máxima de que nem sempre o que é caro é que é bom, os jornalistas Filipe Gomes e Luísa Pinto, afirmam que o Hotelandia “é um site de bons hotéis, mesmo que sejam baratos”. “Ajudar potenciais visitantes a escolher a sua estadia, divulgando e promovendo os bons exemplos de hotelaria portuguesa, independentemente do segmento” é a missão.
A ideia surgiu após repararem que ainda não existia nada do género e que até poderia ser útil. Enquanto jornalistas e apaixonados por viagens, Filipe e Luísa veem-se como consumidores deste tipo de informação que, até agora, era difícil de encontrar. “Achámos que não havia nada exclusivo de hotelaria portuguesa e feita com pessoas com experiência em viajar”.
Segundo Filipe Gomes, Portugal “tem espaços magníficos” e onde “não falta hotelaria de qualidade”. Por isso, “se isto [a Hotelandia] crescer e tivermos financiamento, pretendemos começar a escrever em inglês e espanhol”.
Para decidirem as unidades hoteleiras a visitar é feita uma triagem, pois “não podemos ir a todas”. “Passamos muitas e muitas horas a pesquisar, falamos com pessoas para sabermos opiniões e depois fazemos uma seleção. Procuramos fatores distintivos, algo que os destaque enquanto unidade hoteleira. Este é um dos elementos fundamentais para serem visitados”, explica Filipe Gomes. A partir daí, “contactamos as unidades, explicamos o projeto e em muitos dos casos aceitam. Embora também haja quem recuse. Depois perguntamos se têm disponibilidade para nos receber”.
Desde que começaram a fazer sucesso e a ser reconhecidos, Filipe diz terem recebido bastantes convites, mas nem todos os espaços se enquadram nos parâmetros que procuram.
As estadias acabam por não ter qualquer custo para a Hotelandia, uma vez que depois é feita uma critica que além de divulgar o serviço e o espaço da unidade hoteleira, também permite, através do próprio site, a reserva imediata, caso se esteja interessado. Este sistema de reservas, bem como a publicidade, é uma das formas de o Hotelandia gerar receita, uma vez que os colaboradores são pagos. Cada reserva realizada através do site faz com que este receba uma pequena comissão.
Filipe Gomes salienta ainda que “as informações divulgadas são as mesmas que se dariam de amigo para amigo”. O que se pretende é promover o bom turismo português e dar a conhecer o que Portugal tem de melhor para oferecer, por isso: “não fazemos fretes, transmitimos tudo, não escondemos factos”, sejam eles bons ou maus.