Durante anos, o bairro do século XVIII hoje conhecido como TriBall (abreviatura de Triángulo de Ballesta, um triângulo imaginário na zona central de Madrid atravessado pela rua Ballesta) esteve associado, durante muito tempo, a drogas e prostitutas, razão pela qual foi ignorado por grande parte da cidade.
Uma recuperação profunda teve início há três anos, quando alguns empresários e comerciantes madrilenos perceberam que o perfil destas ruelas, que se situam entre o bairro de Malasaña e a Gran Vía, era aliciante. Tendo como enquadramento igrejas com 400 anos e um magnífico teatro do século XIX, embora meio arruinado, muitos imóveis da zona foram comprados e reabilitados com o objetivo de atrair artistas, proprietários de boutiques e chefes de cozinha para um local onde outrora predominavam bordéis e sex shops. O resultado traduziu-se num florescimento do comércio e numa abundância de novos restaurantes, lojas e bares.
Embora persista alguma prostituição, alguma imprensa espanhola passou a designar a zona como o “novo Soho” de Madrid.
Gük
Inaugurada em setembro de 2010 por dois irmãos do País Basco (“gük” significa “nós” ou “nosso” em euskera, a língua basca), esta loja apresenta elegantes criações de casas de moda escandinavas, bem como joalharia de origem local. (Calle de Loreto Prado y Enrique Chicote. www.gukshop.com)
Italiana Madrid
Neste café/livraria simpaticamente restaurado, com mesas de carvalho e excelentes macchiatos (bicas pingadas), os livros são magníficos e, na sua maioria, em italiano (tendo como principais temas a culinária, as viagens e a arte). Os leitores que não sabem italiano podem optar pelo cheesecake de ricota (cerca de €2,5), cujo sabor evoca Milão. (Corredera Baja de San Pablo, 10)
Al Cuadrado Taglio Bar
Folhas retangulares, finas e estaladiças de pizza fresca são confecionadas neste bar requintado de estilo chique-industrial. As coberturas variam entre o básico mozarela e o presunto ibérico. Os clientes escolhem a quantidade pretendida, que depois é cortada com uma tesoura. Vendida ao quilo, uma dose média ronda os seis euros. (Ballesta, 10)
Femisa Objetos Perdidos
Corachan y Delgado, uma dupla conhecida pela sua loja vintage em Malasaña, agora encerrada, inauguraram na primavera de 2011 este estabelecimento especializado em “objetos perdidos”, repleto de artigos úteis, como peculiares T-shirts da região basca, a par da requintada moda vintage do século XX que os tornou famosos. (Corredera Baja de San Pablo, 8)