A cidade de Detroit, no Estado do Michigan, é a capital mundial da indústria automóvel. É o primeiro grande salão anual e todas as marcas estão presentes.
Os principais fabricantes escolhem todos os anos o COBO Centre de Detroit para revelar os modelos que pretendem comercializar a curto prazo, dar a conhecer as tecnologias que estão a desenvolver na área da segurança, os protótipos que servem de inspiração aos modelos do futuro, e, ainda, os novos acessórios e equipamentos para os seus veículos.
A feira acontece no mesmo momento em que as vendas de automóveis nos Estados Unidos subiram pela primeira vez desde a recessão. Em 2010, foram comercializadas 11,6 milhões veículos.
Escolhemos algumas imagens das principais novidades reveladas no evento norte-americano.
O Porsche Caiman R assinala o regresso da marca de Estugarda a Detroit, após uma ausência de três anos.
O Buick Verano que é o “primo” da versão europeia do Opel Astra.
A marca sul-coreana Kia mostra o crossover KV7. Bem ao gosto dos norte-americanos, encorpado e robusto, com linhas quadradas e cantos arredondados. O principal destaque são as portas traseiras que abrem verticalmente.
O Chrysler 300 – Detroit foi o palco da apresentação oficial do novo 300. Reformulado por dentro e por fora. Além do visual mais moderno, com leds nos faróis, o novo Chrysler exibe novas tecnologias como a central multimédia Uconnect Touch.
O Hyundai Veloster fez a sua estreia em Detroit. É o primeiro modelo da marca com uma transmissão de dupla embraiagem. Um coupé que promete dar que falar!
Na área dos automóveis movidos exclusivamente a eletricidade o principal destaque no expositor da Ford é o Focus Electric. A primeira imagem deste modelo foi divulgada no Facebook. Segundo a Ford, o Focus EV terá uma autonomia de 161 quilómetros com as baterias de lítio carregadas.
Nas marcas alemãs as novidades são muitas. Na BMW as principais atrações são o novo Série 6 Cabrio e o Série 1 Coupé. No espaço da Audi os fotógrafos centraram atenções na nova berlina A6 e no A6 Hybrid.
Na Mercedes, o novo Classe C é a estrela maior da constelação. A estética é consensual e os técnicos da marca alemã substituíram mais de dois mil componentes. Os motores estão mais económicos Isto além de um SLS E-CELL “asas de gaivota” amarelo.
E o que dizer do Míni Paceman Concept. Após o Countryman, chegou a vez do protótipo Paceman Concept. No fundo é um Countryman com duas portas e o tejadilho a ganhar inclinação até à traseira.
Honda Civic Concept – A aguardada nova geração do Civic surge em Detroit ainda como protótipo. O início da comercialização a nível mundial deverá ter início em 2012.
Toyota Prius MPV – O híbrido com maior sucesso no mundo ganha uma verão XL. É o Prius monovolume a pensar nas famílias numerosas e amigas do ambiente.