As pessoas que lhe são mais próximas sabem o que faz profissionalmente? Talvez saibam o nome da empresa ou o título da sua função, mas sabem verdadeiramente no que consiste o seu trabalho? Que problemas resolve ou tenta resolver? Qual o seu propósito ao fazê-lo? Se a resposta a estas perguntas for negativa pergunte-se como poderão então valorizá-lo/a, reconhecê-lo/a, ou mesmo recrutá-lo/a?
Nos últimos dias foram várias as pessoas com quem falei e que não conseguiram explicar, sucinta e eficazmente, o que faziam. Só após largos minutos de conversa o puzzle começou a fazer sentido. Se o discurso pode, por vezes, atraiçoar uma apresentação, o mesmo já não deve acontecer nos elementos escritos que plasmam a experiência de cada um, como são o CV e o Linkedin (ou outra plataforma onde pretenda expor o seu percurso profissional). Mas, efectivamente foi isso que aconteceu, uma enorme distância entre a riqueza da experiência e a que se encontrava reflectida nos CV’s e Linkedin. Este é um dos principais problemas que muitas pessoas apresentam, ou seja, a incapacidade de comunicar objectivamente, quer verbalmente, quer por escrito, a sua experiência, logo não conseguem passar uma mensagem clara sobre o que fazem e qual a sua proposta de valor.
Comunicar eficazmente é um dos atributos mais valorizados mas, aparentemente, um dos menos trabalhados. Em todos os aspectos da nossa vida é fundamental saber comunicar! Quando pensamos na componente profissional este skill torna-se muito relevante, pois se não conseguir comunicar as suas ideias, e os projectos que desenvolve isso interferirá no trabalho de outros e, certamente, na sua própria avaliação e, consecutivamente, na sua progressão de carreira.
Ao nível social é também importante saber comunicar o que faz, até porque na nossa sociedade há um grande foco no trabalho, por isso é normal que sempre que conheça uma pessoa lhe perguntem qual a sua profissão. Todos temos uma história a contar, e por isso é imprescindível saber contar a sua de forma a que a mensagem passe. Mesmo que essa história seja diferente da norma. Aliás, quando é, se for bem comunicada, será certamente o seu cartão de visita, pois jamais será esquecida e rapidamente partilhada.
O que devo comunicar?
Quando lhe perguntarem o que faz, ou quando estiver a apresentar-se a alguém ou nalgum evento, deverá não só dizer qual a sua função, a empresa em que trabalha, mas também quais os benefícios que a sua actividade gera, ou seja, que problemas ou temas está a resolver. Com isso conseguirá falar sobre o impacto que as suas acções têm e qual a sua proposta de valor.
Poderá ainda acrescentar, caso se justifique, porque o faz, se faz melhor do que outros e porque isso o/a torna único/a (a assertividade no discurso não pode passar para arrogância. Por questões culturais muitas vezes confundem-se estes temas, mas cada vez mais as pessoas têm de assumir a responsabilidade de serem muito bons profissionais). Esta explicação mais detalhada deve existir, mesmo que tenha uma função típica numa organização conhecida, pois a mesma função tem diferentes conteúdos, sobretudo quando em empresas diferentes.
Dicas para comunicar
De forma a estar preparado/a deve treinar o conteúdo, respondendo às seguintes questões:
– O que faço?
– Como faço?
– Para quem o faço (ou seja, quem beneficia com o meu trabalho)?
– Sou o melhor naquilo que faço? Porquê?
– O que faço diferente dos outros?
– Sou “único” no que faço? Porquê?
– Quais as minhas forças?
– Quais os meus pontos a melhorar?
Obviamente que para responder a estas perguntas tem de, primeiramente, fazer uma análise do seu trabalho, e acima de tudo de quem é. Um truque que ajuda bastante é perguntar aos seus familiares, amigos mais próximos, colegas e ex-colegas. Deve, no entanto, estar preparado/a para receber feedback inesperado, pelo que aconselho a “despertar” a capacidade de escutar activamente, que passa por não castrar os outros e tentar perceber, através de exemplos, de como é fundamentada a opinião destes.
Este exercício deve englobar ainda uma análise da sua concorrência, por exemplo através da análise do perfil de pessoas com experiências semelhantes e verificar como estas comunicam. Será importante analisar as key words usadas, pois estas são fundamentais para poder melhorar o seu CV e Linkedin. Tal como também deverá analisar as empresas ou organizações para onde pretende ir trabalhar, de forma a verificar se as key words correspondem à sua experiência e assim poder usá-las na sua comunicação.
Em relação à comunicação existe ainda um outro ponto fundamental que é a necessária consistência nos diferentes canais que use, desde social media, ao CV, a conversas com amigos. Ou seja, assim que tenha a sua proposta de valor definida, deverá ser capaz de a comunicar a todas as pessoas que o conhecem, de forma uniforme, e assim tirar partido do seu network.
Na comunicação é ainda importante ter em atenção o seguinte:
– Definir o objetivo da sua mensagem para o destinatário em causa.
– Pergunte-se qual é o propósito da sua comunicação.
– Ser conciso e objectivo na sua mensagem. Apresente, sempre que possível factos importantes que substanciem a sua mensagem.
– Nunca comunique algo que não seja verdadeiro e privilegie sempre a coerência.
– A mensagem deve estar completa, não faltando informação relevante.
Comunicar nem sempre é fácil, especialmente se estiver numa situação onde precise comunicar tópicos difíceis ou discutir ideias complexas. No entanto, se quiser realmente tirar o máximo proveito da sua vida pessoal e profissional tem de esforçar-se para melhorar os seus skills de comunicação de forma a melhorar o relacionamento com os outros, conhecer-se a si e conhecer os outros. Lembre-se que vive numa época em que todos têm pouco tempo, por isso só uma comunicação clara, concisa e objectiva permitir-lhe-á apresentar a sua proposta de valor de forma inesquecível.
* (O autor escreveu este texto com base na ortografia antiga)