Porto, 26 out (Lusa) — O líder da bancada do PSD na Assembleia Municipal do Porto defendeu hoje que o presidente da Câmara deve demitir o diretor da auditoria ao Fundo do Bairro do Aleixo, feita “contra” o ex-autarca Rui Rio.
Uma auditoria pedida pelo autarca Rui Moreira (independente) ao Fundo criado pelo seu antecessor, Rui Rio (PSD), para demolir o bairro do Aleixo, concluiu que a alteração ao contrato inicial daquela operação devia ter sido enviada para fiscalização prévia do Tribunal de Contas (TdC), instituição que decidiu na sexta-feira devolver à autarquia uma segunda alteração por considerar não ser necessário visto prévio.
“O diretor da auditoria tem de demitir-se e, caso não o faça, tem de ser demitido pelo presidente da Câmara [o independente Rui Moreira]. Já tínhamos notado que a auditoria era uma tentativa de assassínio político de Rui Rio, e Rui Moreira disse que mantinha a confiança no diretor. Com este dado novo, que é o Tribunal de Contas [TdC] dizer que não é necessário visto prévio, fica claro que esta não é só uma questão política mas também técnica, porque o diretor da auditoria foi incompetente”, frisou o social-democrata Luís Artur.