O computador tem USB, a televisão de alta definição tem o HDMI e o automóvel o motor com válvulas. Os standards são preciosas invenções que reinam num determinado universo técnico para seu bem maior. Tal é o caso do escape de âncora de variante dita suíça que equipa atualmente mais de 98 por cento dos relógios mecânicos. Com o próprio escape impuseram-se os seus numerosos benefícios. À partida, todos os relojoeiros do planeta conhecem este sistema, o que facilita a sua montagem e a sua reparação, ainda para mais quando se trata de uma arquitetura simples e compacta. Por outro lado, é eficaz em matéria de energia, ou seja, consome pouca reserva de corda. E, sobretudo, como já serviu centenas de milhões de relógios, desde há mais de um século, os diferentes parâmetros do seu funcionamento são perfeitamente conhecidos, otimizados e normalizados. Enfim, num mundo relojoeiro que permanece essencialmente industrial, depender de uma base comum é uma fonte de poupança significativa.
Cérebro
Há muito tempo, quando a relojoaria se encarnava em objetos volumosos como os relógios de campanário, de sala, de mesa ou mesmo de bolso, os escapes eram de muitos outros tipos. Existiam, no entanto, grandes relojoeiros, e eram muitos os que se debruçavam sobre este subsistema do movimento. Com efeito, é o centro nevrálgico do relógio: de um lado, o balanço e a espiral contam os tempos pelas oscilações, do outro, o tambor fornece a energia através das rodagens. Na confluência destes dois fluxos, o escape faz a síntese e permite as trocas de um para o outro. O escape é o lugar onde o tempo que nós lemos se materializa; mas é igualmente o lugar de fricções intensas, que são inimigas do movimento mecânico – daí a importância da sua otimização.
Impasse
Ora se esta última ocupou as melhorias científicas dos séculos XVIII e XIX, a generalização da âncora suíça acabou por travar a inovação em relação a este objeto. Com o advento do relógio de pulso de pequeno volume, a relojoaria chegava ao fim de um caminho, e não procurou ir mais longe. Podemos mesmo dizer que ela voltou para trás, uma vez que os concorrentes deste standard desapareceram uns atrás dos outros…