A DHM – Discovery Hotel Management, do fundo Discovery, é a mais ativa empresa do mercado nacional a recuperar hotéis à beira da falência e conta atualmente no seu ativo com 18 unidades de norte a sul do país, cerca de metade transformadas em luxuosos boutique hotéis e a outra metade em unidades de quatro estrelas e resorts. Nesta quinta-feira, dia em que formalmente ficou totalmente terminada a mega-intervenção de remodelação do Crowne Plaza Caparica Lisbon – ex-hotel Aldeia dos Capuchos – a empresa anunciou, através do seu CEO, Luís Mexia Alves, que este é o “maior investimento da DHM num só ativo e de uma só vez”, comprovando a forte aposta do grupo neste resort a 15 minutos de Lisboa e a escassos das praias da Costa da Caparica. A DHM, recorde-se, adquiriu esta unidade à Amazing Evolution.
“Batemos dois recordes – o valor do investimento que atingiu os 9,7 milhões de euros e rapidez de obra, cerca de 11 meses, com esta escala e com os atuais condicionalismos do mercado”, referiu o CEO da Discovery Hotel Management, durante a apresentação do hotel renovado, agora sob a chancela da marca internacional Crowne Plaza, do grupo britânico InterContinental Hotels Group, o primeiro Crowne Plaza na área metropolitana de Lisboa.
Do total, cerca de cinco milhões de euros foram aplicados a renovar os 227 quartos, que passam a contar com quatro tipologias diferentes – standard, premium, one-bedroom suite e ainda two-bedroom suite, a esmagadora maioria com vista para o mar. O restante foi investido na zona de restauração e centro de conferências que tem uma capacidade para 500 pessoas, em simultâneo.
O Crowne Plaza Caparica Lisbon integra a categoria MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – do portfólio DHM, com 7 salas de reuniões, com capacidade para 500 pessoas, e ainda uma sala de eventos para 350 pessoas. Este centro de conferências funciona numa zona independente do hotel e tem ainda 280 lugares de estacionamento.

Apesar de integrar esta categoria, a DHM quer manter também o foco na clientela nacional, casais e famílias portuguesas, que já na anterior gestão representavam a maioria dos hóspedes juntamente com os mercados espanhol e britânico, igualmente muito ativos.
A intervenção envolveu também todas as zonas habitualmente integradas em resorts desta dimensão – ginásio, SPA, piscinas (uma no exterior, e uma no interior, ambas aquecidas), etc.
Este novo projeto do grupo representa cerca de 1/3 do investimento total do fundo da DHM em 2022, e é o projeto que marca o início do ano de 2023, adiantou ainda o responsável.
Daniel Solsona, diretor- geral do Crowne Plaza Caparica Lisbon sublinhou, por seu turno, que a unidade está já a posicionar-se junto de diferentes mercados, num ano que se espera bastante dinâmico a vários níveis não só em termos turísticos, mas em grandes eventos de diferentes áreas de atividade, desde as farmacêuticas à indústria automóvel até iniciativas de elevada escalada como é o caso do Web Sumitt e as Jornadas da Juventude alicerçadas na vinda do Papa Francisco a Portugal.
O hotel é considerado um dos trunfos da DHM para o grupo, como um todo, chegar à meta dos 100 milhões de euros de faturação este ano. Em 2022, a empresa registou um volume de cerca de 75 milhões de euros, 36% acima do registado em 2019.
As tarifas começam a partir de 130€ por noite, para duas pessoas em época baixa e a partir de 200€ em época alta.