Há momentos em que o tempo – sol, chuva, neve, vento – é uma obra de arte e o concurso Standard Chartered Weather Photographer of the Year elege as melhores fotografias relacionadas com a meteorologia e o clima. De 19 de setembro a 17 de outubro, pode votar na sua imagem favorita, e ajudar a escolher o melhor fotógrafo.
Agora no seu nono ano, a competição, organizada pela Royal Meteorological Society do Reino Unido, quer “aumentar a consciencialização sobre as questões ambientais que colocam o nosso planeta em risco – incluindo ondas de calor, ciclones e inundações extremas – ao mesmo tempo que retrata o espanto”, refere a organização.
Os destaques da competição de 2024 incluem uma tempestade de areia no Saara, um halo de gelo, um raro relâmpago vermelho e paisagens sublimes cobertas de gelo.
Existem três categorias: o prémio de Fotógrafo do Ano, o prémio Fotógrafo com Smartphone do Ano e o prémio Jovem Fotógrafo do Ano, para menores de 17 anos.
“Nos meus nove anos como juiz desta competição, vejo sempre algo de novo e surpreendente”, afirma Liz Bentley, diretora executiva da Royal Meteorological Society. “Os participantes deste ano destacaram as regiões do mundo que enfrentam os piores impactos das alterações climáticas, mas também a mensagem de que as alterações climáticas estão a afetar os padrões climáticos”.