
A rede social começou a ser desenvolvida durante um mestrado de Redes e Comunicações do Instituto Superior Técnico.
Depois de uma demonstração bem sucedida no centro comercial Oeiras Parque a meados de 2010, os quatro mentores da Wi-Social decidiram avançar para a constituição de uma empresa com o objetivo de explorar esta rede social grátis que aposta especialmente nos telemóveis (mas também pode ser usada em computadores).
A Wi-Social não pretende substituir o Facebook e afins – e a prova disso é que dispõe de uma funcionalidade que permite a integração com os contactos e preferências da rede social mais popular do planeta.
A localização por Bluetooth (e em alternatriva por Wi-Fi) é o principal atrativo comercial e tecnológico desta rede social. Através dos protocolos de redes sem fios mais populares, a Wi-Social pode indicar um amigo que se encontra nas imediações ou apenas pessoas que têm semelhanças ou gostos comuns registados nos perfis.
Os mentores deste projeto lembram que também é possível lançar alertas sempre que um amigo ou uma pessoa com um perfil similar se aproximam de outro utilizador da Wi-Social.
O sistema está preparado para aplicar filtros de privacidade (visível para todos, só para amigos, para ninguém, receção ou não de publicidade, etc.).
Os responsáveis da Wi-Social pretendem comercializar este serviço junto de entidades que gerem espaços comerciais, eventos, concertos, festivais e afins. Com esta solução, marcas e comerciantes podem ganhar uma nova ferramenta para comunicar produtos, promoções ou atividades personalizadas.
O que acha do Wi-Social? Dê-nos a sua opinião.