Uma atualização de software que vai ser disponibilizada em novembro vai trazer funcionalidades do Copilot+, para já exclusivas a máquinas com chips Qualcomm, a mais computadores. A Microsoft revela que os computadores com chips Intel 200V e os que têm AMD Ryzen AI 300 vão poder instalar esta atualização e desfrutar assim de funcionalidades potenciadas por Inteligência Artificial.
Para quem gosta de jogar, a funcionalidade mais interessante é a Auto Super Resolution, um ‘rival’ para o Nvidia DLSS que promete melhorar a resolução gráfica e taxas de atualização em tempo real. Para produtividade e criatividade, os utilizadores destes computadores vão poder usar as Live Captions (legendas geradas automaticamente em tempo real e incluindo traduções), o Cocreator no Paint (geração de imagens baseada em descrições de texto) e os Windows Studio Effects (para edição otimizada de imagens), avança o Engadget.
Da atualização deve também fazer parte a Recall, a funcionalidade que cria uma linha temporal de tudo o que se faz no computador e que teve de ser retirada devido a receios com a segurança dos dados. Agora, a Microsoft espera relançá-la em outubro para alguns utilizadores em fase beta de testes.
Os processadores 200V anunciados agora pela Intel incluem uma unidade de processamento neuronal (NPU) que suporta até 48 TOPS (tera operations per second) para modelos e ferramentas de Inteligência Artificial processadas localmente e até 32 GB de memória onboard. Já os Ryzen AI 300 da AMD, apresentados há algumas semanas, tem uma NPU capaz de chegar às 50 TOPS e oferecem um desempenho 16% mais rápido do que os antecessores.
Até aqui, o Copilot+ estava disponível em máquinas com chip Qualcom Snapdragon X (Elite e Plus), como o Vivobook S 15 Copilot+ da Asus ou o Surface Pro 11 da Microsoft e, a partir de novembro então, chegará a mais computadores.