A Microsoft parece estar embalada no que diz respeito à implementação de Inteligência Artificial (IA) criada pela OpenAI. Depois do Office 365, chegou a vez da área de cibersegurança da Microsoft receber um Copilot (um assistente de IA).
De acordo com o comunicado da empresa fundada por Bill Gates, o Microsoft Security Copilot é “uma nova ferramenta de cibersegurança que combina a vasta inteligência de ameaças da tecnológica com a próxima geração de Inteligência Artificial (IA)”. A Microsoft promete, ainda, que esta ferramenta vai “ajudar os profissionais de segurança a identificar, responder e prevenir rapidamente a ameaças cibernéticas, através de um assistente de IA fácil de utilizar”.
Para Paula Fernandes, Security Business Group Lead na Microsoft Portugal, ”com o lançamento do Security Copilot, o primeiro produto de segurança IA generativa, pretendemos ajudar os profissionais na defesa dos ataques à velocidade e à escala que a IA já permite.”
Esta nova aplicação, que vem complementar a lista de produtos que a Microsoft disponibiliza na área da cibersegurança, é apresentado com mais detalhe num “private preview” em https://news.microsoft.com/ai-security-2023/
De acordo com dados da Microsoft, a plataforma Microsoft Security “monitoriza ativamente mais de 50 grupos de ransomware, mais de 250 organizações de cibercriminosos de estados-nação e recebe 65 biliões de sinais de ameaças diariamente”. Uma solução integrada que “bloqueia, por segundo, mais de 25 mil milhões de tentativas de roubo de palavras-passe e conta com mais de 8000 profissionais de segurança que, em média, utilizam mais de 100 fontes de dados diferentes”.