A HypeLabs acaba de anunciar a captação de um investimento total de três milhões de euros junto de um grupo de investidores que é liderado pelo Innogy Innovation Hub, e que conta com a participação de empresas como a EDP Ventures, a Deutsche Telekom, e a Caixa Capital, entre outras.
Com este investimento, a startup portuense poderá expandir o negócio em torno do kit de desenvolvimento de software Hype, que tem como objetivo a implementação de redes sem fios que combinam diferentes tecnologias, equipamentos ou proprietários sob a lógica mesh. Com base na partilha de redes Wi-Fi e Blutooth, a startup nortenha já começou granjear os primeiros casos de sucesso em locais que nem sempre têm acesso às redes dos operadores de telecomunicações.
«A HypeLabs iniciou recentemente projetos com algumas empresas líderes mundiais em setores como o da energia, do Espaço, do entretenimento e até mesmo NGOs (organizações Não Governamentais)», refere um comunicado da Innogy, que destaca como principal caso de sucesso um «projeto realizado no Zimbabué, onde agora existe uma comunidade na capital que está ligada à internet devido à tecnologia da HypeLabs».
A tecnologia da HypeLabs é hoje usada por mais de 2500 programadores – um número que revela um crescimento de 33% nos últimos três meses. «O que torna a HypeLabs especial é que não depende de hardware ou canais de rádio específicos para gerir a rede», comenta no comunicado Kerstin Eichmann, Diretor de Estratégica e Economia das Máquinas no Innogy Innovation Hub, apontando um dos fatores que levaram ao investimento na HypeLabs. IoT e casas inteligentes são algumas das áreas em que os software das redes mesh da HypeLabs poderá revelar potencial, recorda o responsável do Innogy Hub.
Carlos Lei Santos, CEO da HypeLabs, informa que o investimento agora angariado será aplicado no recrutamento de profissionais e no reforço da oferta para o segmento da energia. «Num mundo onde vemos dispositivos mais conectados e inteligentes nas nossas vidas diárias, é necessário surgirem novos paradigmas de comunicação. O nosso objetivo é conectar todos os dispositivos de forma simples, mesmo em situações previamente impossíveis, construindo redes que se auto configuram, ajustam, aperfeiçoam e protegem. É hora de trazer inteligência para a pilha de rede», refere o CEO da HypeLab em comunicado.