A Microsoft lançou acidentalmente para utilizadores de teste uma versão interna do Windows 10. Além de ter sido revelado um novo menu de iniciar, sabe-se que esta versão do software foi desenhada para trabalhos de desenvolvimento relacionados com a Xbox.
Apesar de ter uma nova aparência, não é ainda claro se a próxima versão do menu de iniciar vai, ou não ter, os ícones dinâmicos. A fuga de informação revela ainda uma ferramenta dedicada para a pesquisa de GIF.
À publicação The Verge Dona Sakar, chefe da Windows Insider confirmou que a Microsoft está de momento a «investigar a situação».
O botão de iniciar surgiu com o Windows 95 e, de acordo com a The Verge, rapidamente se tornou uma das ferramentas mais úteis do software da Microsoft. Para desgosto de muitos utilizadores a empresa removeu este botão quando lançou o Windows 8, tendo revertido a situação com o Windows 10.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft lança para o “exterior” uma versão interna do Windows. Em 2017 a empresa cometeu um erro semelhante ao ter lançado acidentalmente uma versão do Windows 10 para PC e dispositivos móveis, que levou a que muitos aparelhos entrassem num processo de reinicialização continua.