A Google vai começar a perguntar aos novos e atuais utilizadores de Android que browser e motor de busca preferem. Esta é a resposta da Google para evitar novas sanções como a multa de cinco mil milhões de euros passada pela Comissão Europeia por violação das regras de concorrência. A gigante tecnológica vai passar a apresentar a pergunta aos utilizadores de forma gradual, de região em região.
Outra medida que a Google revelou foi a criação de licenças separadas para o Google Play, para o Chrome e para o Search, depois da decisão da CE nesse sentido. Com esta separação, os fabricantes de telefones podem escolher livremente as alternativas às soluções da Google.
A Comissão Europeia deliberou a multa depois de uma queixa levantada em 2016, onde a Google era acusada de forçar as operadoras a instalar o Chrome e as suas apps proprietárias de origem ou como únicas opções.
A Google termina o post no blogue onde anuncia estas alterações dizendo que «sempre procuramos dar às pessoas as melhores e mais rápidas soluções – sejam diretamente da Google ou provenientes dos muitos sites e fornecedores de apps especializados que existem».