Os mapas em papel estão condenados a acabar se as novas tecnologias da Nokia tiverem sucesso. O fabricante mostrou mapas digitais que orientam em tempo real o utilizador, num sistema semelhante aos GPS nos automóveis. Os Nokia Maps 2.0 ainda estão reservados apenas às Séries 60 e 40 e representam a aposta do fabricante na localização e em aplicações em que o contexto é essencial. A Nokia espera vender 35 milhões de telemóveis com GPS em 2008. «O futuro», explica Niklas Savander, vice-presidente para serviços e software da Nokia, «é trazer o contexto – as pessoas, o tempo e o espaço – para a Web; esta será a fundação da nova geração da rede global». Nesse sentido vai a Nokia, que comprou a NavTeq para desenvolver os seus mapas e vai revelando aplicações que cruzam redes sociais com a localização do utilizador, permitindo ver no telemóvel, os “amigos” que estejam na rede social. Paralelamente, foi apresentado o sucessor do N95, o N96. Trata-se de um telemóvel com 16GB de memória flash e permite reproduzir vídeos em on-line em flash.
Nokia mostra mapas digitais e o N96
No Mobile World Congress, o fabricante finlandês mostrou o sucessor do N95 e a nova aposta nos mapas digitais.
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