A Swappie estima que os europeus têm guardados na gaveta mais de 700 milhões de telemóveis, com o desperdício a poder chegar aos 140 mil milhões de euros. A empresa, especializada na compra e venda de iPhone recondicionados, alerta que há aqui um potencial enorme para a economia circular.
A empresa revela que estes volumes aumentam tipicamente depois da época natalícia, na qual são comprados e oferecidos milhões de telefones em todo o mundo. O comportamento de comprar novo e depois substituir e guardar o velho agrava o problema de excesso de tecnologia e conduz à constituição de uma reserva adormecida de milhares de milhões de euros.
Emma Lehikoinen, diretora operacional da Swappie, afirma em comunicado que “promover a reabilitação dos telefones inativos é de extrema importância (…) Ao reintegrá-los no mercado, desbloqueamos um potencial económico significativo e contribuímos para a promoção dos recursos, reduzindo de forma substancial o volume de lixo eletrónico”.
Em Portugal, o estudo revela que mais de metade dos consumidores (77%) guardam os seus telemóveis antigos, mantendo materiais valiosos como ouro, cobalto, cobre e estanho, que são 80% recicláveis, fora do circuito. Dados da Comissão Europeia indiciam que a recolha de telemóveis no ‘velho continente’ tem taxas inferiores a 5%.
A reintegração destes aparelhos, principalmente depois do pico da época festiva, permite a oportunidade de reduzir o desperdício eletrónico, recuperar materiais valiosos e diminuir a necessidade de novos recursos. A empresa salienta que o processo está mais acessível, com sistemas de venda simplificados, avaliações rápidas e pagamentos mais ágeis.