Poucos anos passaram entre o anúncio de que a Xiaomi iria entrar no mercado automóvel e a comercialização do primeiro carro da marca, o 100% elétrico SU7, por enquanto só disponível na China. Na prática, a Xiaomi, mais conhecida pelos smartphones, desenvolveu, ‘a partir do zero’, um carro e construiu uma fábrica para o produzir no mesmo tempo que, sensivelmente, uma marca tradicional ocidental precisa para criar um novo modelo. Isto, sublinhe-se, sem qualquer experiência na área.
Um feito que se torna ainda mais admirável para quem teve a oportunidade de conhecer a fábrica do Xiaomi SU7, situada na periferia de Pequim. Já visitámos várias fábricas de automóveis, mas nenhuma outra nos pareceu tão avançada quanto a unidade onde se produz o primeiro carro da Xiaomi. O que é evidenciado, por exemplo, no ruído ambiente que se ouve nas diferentes linhas de produção. Ou melhor, na falta de ruído. Regra geral, as fábricas de automóveis são muito barulhentas, mas não é o caso da fábrica da Xiaomi. Nem mesmo na zona onde prensas gigantes produzem peças enormes, consequência destas máquinas operarem dentro de cabines insonorizadas.