A RISC-V (lê-se risk five) é uma solução tecnológica de código aberto capaz de rivalizar com a solução proprietária e cara da Arm. A RISC-V está disponível e é bastante usada no mercado chinês, mas agora surgem vozes dos representantes dos EUA a pedir que seja promulgada legislação que impeça empresas americanas de a utilizar.
Congressistas dos Democratas e dos Republicanos nos EUA pedem à administração Biden que tome medidas sobre o uso da RISC-V. Estes representantes temem que Pequim esteja a explorar a cultura de colaboração aberta entre as empresas americanas para fazer avançar a sua indústria de semicondutores e prejudicar a dos EUA. Mike Gallagher pede ao Departamento do Comércio que “exija que qualquer pessoa ou empresa americana tenha de receber uma licença de exportação antes de interceder com entidades da República Popular da China sobre a tecnologia RISC-V”, cita a Reuters.
Michael McCaul, presidente do Comité dos Assuntos Estrangeiros, acusa mesmo o Partido Comunista Chinês “de abusar da RISC-V para contornar o domínio dos EUA na propriedade intelectual necessária para desenhar chips. Pessoas americanas não deviam estar a suportar a estratégia de transferência da RPC que serve para degradar as leis de controlo de exportação dos EUA”.
Por outro lado, Marco Rubio acusa a “China comunista de estar a desenvolver arquiteturas de código aberto para escapar às nossas sanções e fazer crescer a sua indústria dos chips (…) Se não alargarmos os nossos controlos das exportações para incluir esta ameaça, a China vai um dia ultrapassar-nos como líder global no design de chips”.
A tecnologia RISC-V foi criara nos laboratórios da Universidade de Berkeley dos EUA e recebeu fundos da DARPA, sendo agora monitorizada por uma fundação sem fins lucrativos baseada na Suíça.