A conferência Microsoft Build 2023 já teve início e decorre até quinta-feira. São mais de três centenas de sessões criadas para apoiar os programadores que desenvolvem soluções para as plataformas da Microsoft.
Como seria de esperar considerando os anúncios recentes, como a integração de IA no motor de pesquisa Bing e no browser Edge, o Build deste ano está muito centrado na utilização de IA no desenvolvimento de código e em soluções através dos serviços cloud disponibilizados pela Microsoft.
A Microsoft anunciou que vai adicionar mais funcionalidades de IA no ecossistema da empresa. A começar pelo próprio sistema operativo Windows 11, que vai ter o seu próprio Copilot já em junho. A Microsoft garante que este assistente digital dará, em conjunto com Bing Chat e plugins de terceiros, ferramentas poderosas para utilizadores darem “vida às ideias, concluir projetos complexos e colaborar em vez de gastar energia a procurar, lançar e trabalhar em várias aplicações”.
Desenvolver para e com a IA
A Microsoft conta com os parceiros para a criação de soluções com base em IA. E, para o efeito, vai facilitar a integração de código de terceiros nos produtos da Microsoft. Os programadores vão poder utilizar uma plataforma para criar plugins que funcionem em cenários empresariais e de consumo, incluindo o ChatGPT, o Bing, o Dynamics 365 Copilot e o Microsoft 365 Copilot.
Isto também significa que os programadores poderão desenvolver soluções que interajam com as aplicações e serviços do Microsoft Office 365 Copilot, uma solução que tem vindo a ser disponibilizada aos subscritores desta plataforma. Segundo a Microsoft, “mais de 50 plugins de parceiros estarão disponíveis para os clientes como parte do Early Access Program, incluindo Atlassian, Adobe, ServiceNow, Thomson Reuters, Moveworks e Mural, com milhares de outros disponíveis aquando da disponibilidade geral do Microsoft 365 Copilot”.
Criar na cloud
Uma das novidades é o Azure AI Studio, criado para “simplificar a integração de fontes de dados externas no Azure OpenAI Service, que conta com mais de 4500 clientes e reúne modelos avançados, incluindo o ChatGPT e o GPT-4”. Adicionalmente, a Microsof está a introduzir o Azure Machine Learning prompt flow “para facilitar aos programadores a construção de prompts enquanto beneficiam de soluções de orquestração de prompts de código aberto como o Semantic Kernel”.
O CEO da Microsoft, Satya Nadella, deu início ao Microsoft Build 2023 com uma keynote sobre como a Microsoft está a criar oportunidades para programadores nesta nova era de IA. Poderá assistir à kenote aqui.