O Dr. Tonic pretende ajudar médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde nas suas tarefas do dia-a-dia e está disponível na Tonic App, um sistema que agrega conhecimento e ferramentas de apoio à decisão clínica, conteúdo educacional, sistema de videoconsulta, vagas de emprego e outros recursos. O assistente virtual Dr. Tonic fornece respostas objetivas e prefere usar terminologia médica, em comparação com a versão generalista do ChatGPT. O sistema deve chegar em breve também à Tonic Nurses, solução para profissionais de enfermagem.
Em apenas 24 horas após o lançamento, “foram trocadas por cada médico, em média, 486 palavras com o Dr. Tonic – e o número continua a crescer. Os principais casos de uso foram 1) a procura de informação médica, 2) perguntas sobre estudos científicos, 3) questões utilitárias, 4) perguntas sobre a Tonic App e 5) pedidos sobre a fiabilidade do serviço”, revela a empresa Tonic App em comunicado de imprensa.
A equipa da Tonic App explica que, embora o ChatGPT tenha sido treinado com uma grande quantidade de conhecimento médico, a sua utilização para diagnóstico e tomada de decisão de tratamento ainda não é recomendada. Assim, os conteúdos clínicos já existentes na Tonic App e os dados previamente adquiridos tornam-se sinergéticos com o ChatGPT, uma vez que são produzidos de acordo com os mais elevados padrões técnicos para que possam ser usados em segurança.
O Dr. Tonic pretende ainda reduzir a carga administrativa que os médicos têm de suportar atualmente. Daniela Seixas, diretora executiva e fundadora da empresa, explica que “estima-se que até 40% do tempo dos médicos é trabalho de secretária, principalmente nos cuidados primários. Agora, podemos ajudar os médicos a economizar uma quantidade de tempo significativa para se focarem no que realmente importa: os doentes. A Tonic App conta já com 119 mil médicos utilizadores, dos quais 24.400 só em Portugal.