Enquanto aconteciam as atuações do Festival da Eurovisão na fase semifinal a 10 de maio e mesmo na final de sábado, grupos de piratas informáticos desmultiplicavam tentativas de ataques contra diversas infraestruturas. Os hackers, favoráveis à Rússia, fazem parte dos grupos Killnet e da afiliação Legion, informa a Reuters.
As autoridades italianas confirmam as tentativas de ataque e explicam que conseguiram bloqueá-las com sucesso. A polícia monitorizou ainda grupos de Telegram pró-russos para evitar outros ataques e conseguir localizar as tentativas.
A 11 de maio, no entanto, o grupo Killnet alegou ter conseguido atacar as páginas de várias instituições italianas como o Senado, o sistema nacional de saúde e a agência de notícias ANSA.
Desde que começou a invasão russa da Ucrânia, têm sido mais frequentes os ataques de militantes pró-Rússia e as defesas e jogadas de antecipação das autoridades ocidentais.
Recorde-se ainda que a atuação ucraniana acabou por vencer o Festival da Eurovisão, com a música Stefania, interpretada pela Orquestra Kalush.