A fábrica de Siemens, localizada em Corroios, no Seixal, vai produzir 45 unidades de carregamento para autocarros elétricos que, após estarem finalizados, irão rumo a Zurique, na Suíça.
De acordo com um comunicado da empresa Siemens, a cidade suíça pretende, até 2040, reduzir para zero as emissões diretas de gases com efeito de estufa na área metropolitana. Neste sentido, uniu esforços com a fábrica portuguesa do Seixal para a realização deste projeto que faz parte de um contrato assinado com a Autoridade de Transportes Públicos de Zurique (VBZ) e visa o fornecimento, instalação e comissionamento destes equipamentos.
“A infraestrutura de carregamento vai ser instalada no terminal de autocarros de Hardau, local onde 45 novos autocarros elétricos vão ser abastecidos no futuro”, afirma a fábrica em comunicado acrescentado que prevê-se que a instalação comece a funcionar no início de 2022.
Das 45 estações de carregamento Sicharge UC previstas, 30 terão uma capacidade de carregamento de 100 kW e 15 uma capacidade de 150 kW e portanto os autocarros serão carregados durante a paragem noturna através de cabos e conectores (padrão CCS). A empresa apontou ainda a particularidade de os cabos de carga estarem suspensos no teto de modo a facilitar os acessos e a circulação de veículos.
Paralelamente, a autoridade de transportes públicos de Berna adjudicou à Siemens outro projeto de infraestruturas de carregamento para autocarros elétricos. Este primeiro projeto deste âmbito ganho pela fábrica portuguesa visa o fornecimento de unidades de carregamento rápido para três estações terminais, bem como a infraestrutura de carregamento para o terminal de autocarros de Eigerplatz.Para um otimização do carregamento “vai ser garantida por um sistema de gestão baseado na cloud, a fim de oferecer o melhor serviço ao cliente”, frisam.