O vice-presidente de bens digitais e blockchain da Mastercard, Raj Dhamodharan, anuncia que a empresa vai começar a analisar as moedas digitais no mercado e, as que cumprirem critérios de segurança e fiabilidade vão passar a ser aceites como forma de pagamento. Este é mais um apoio que surge ao setor, depois do aumento de valorização da Bitcoin para valores recorde e, por exemplo, do anúncio da Tesla do investimento de 1500 milhões de dólares na moeda.
A Mastercard anuncia que já começou o processo de seleção e que pretende avaliar as moedas no que toca a privacidade e proteção do consumidor, procurando que tenham o mesmo nível de segurança que se espera dos cartões de crédito. Além disso, a empresa pretende que as cibermoedas implementem medidas para ‘Conhecer o Cliente’, ou seja, verificações de identidade já aplicadas no setor dos serviços financeiros. Por outro lado, será necessário que as moedas virtuais respeitem a legislação e regulamentação local dos mercados onde operem, noticia o Engadget.
Atualmente, a Mastercard já permite converter moeda digital em divisas tradicionais através dos parceiros como a Wirex ou a BitPay, além de deter 89 patentes relacionadas com blockchain e estar em processo para outros 285 registos.