A Entidade Gestora de Resíduos (ERP) Portugal, a LG Portugal e a Startup Lisboa organizam a iniciativa e-Waste Open Innovation, um programa que pretende distinguir as melhores ideias relacionadas com a reciclagem e reaproveitamento de equipamentos eletrónicos. O programa aceitou inscrições até 7 de novembro e foram agora apuradas as cinco ideias finalistas. Os vencedores devem ser conhecidos no início de 2021.
Durante os próximos dois meses, os empreendedores selecionados têm oportunidade de elevar as suas ideias ao próximo nível, com apoio dos técnicos e especialistas da ERP e da LG que vão manter sessões de tutoria e ajudar na resolução de problemas e desafios concretos relacionados com a área de gestão dos Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos. A Startup Lisboa disponibiliza mentoria personalizada, de acordo com as necessidades identificadas nas candidaturas e com o pitch de cada empreendedor.
Os projetos finalistas são:
1. Byewaste – Plataforma tecnológica que facilita a reutilização e reciclagem do e-waste num contexto porta-a-porta;
2. Personificação dos REEE – Personificar a reciclagem dos REEE utilizando uma nova plataforma de funding;
3. Phone Hut – Solução de “Recommerce” através de ecoponto “smart”;
4. Smartwaste – Plataforma/sistema de gestão de recolha seletiva de resíduos que tira partido da Internet of Things (IoT);
5. Trash for Goods – Plataforma de Gamification que premeia práticas sustentáveis.
A avaliação e seleção dos projetos vencedores será feita por um júri composto por membros da ERP Portugal, da LG Portugal, da Startup Lisboa e da Exame Informática no início de 2021. Nessa altura, as equipas irão apresentar as suas soluções e serão selecionados os três projetos vencedores: o primeiro prémio recebe 15 mil euros, o segundo 3.500 euros e o terceiro 1.500 euros.