A empresa finlandesa HMD Global anunciou o encerramento da “primeira ronda” de angariação de investimentos, deixando no ar a possibilidade de repetir o processo no futuro próximo. Desta vez, Google, Qualcomm e a Nokia Technologies participaram, em conjunto com outros parceiros, neste investimento de 230 milhões de dólares. Com esta ronda, a HMD Global está agora avaliada em mais de mil milhões de dólares, de acordo com um porta-voz da empresa.
A HMD Global é a empresa que detém o portefólio da Nokia, marca associada a feature phones e smartphones, tendo sido fundada em 2015 para continuar o legado da marca finlandesa em conjunto com a FIH Mobile, uma subsidiária da Foxconn. Nos últimos cinco anos, a HMD lançou diversos aparelhos, desde modelos de entrada de gama a smartphones de topo com câmaras Zeiss e, há alguns meses, apresentou mesmo o Nokia 8.3, o seu primeiro equipamento com 5G.
Já em 2018, a HMD conseguiu angariar 100 milhões de dólares com a empresa suíça Ginko Ventures, a DMJ Asia Investment Opportunity e a Wonderful Stars. Agora, com o embargo colocado nos EUA à Huawei, a Google parece estar a querer variar o portefólio e investir noutros fabricantes. Do lado da HMD Global, o posicionamento como único fabricante europeu de smartphones com uma fatia significativa de mercado coloca-a um pouco à margem das guerras entre China e EUA e a empresa pode tirar partido dessa vantagem.