O crescimento esperado para 2020 não é significativo, mas não deixa de ser uma boa notícia especialmente se considerarmos que no ano passado a venda de telemóveis caiu 2%. A empresa de análise Gartner prevê que 2020 seja um ano de recuperação, com um crescimento de 3% nas vendas, para os 2,16 mil milhões de unidades, especialmente devido ao crescimento da quinta geração de redes móveis (5G). A Apple deverá entrar nesta luta, com o iPhone que lançará na segunda metade do ano, enquanto a Qualcomm está a terminar alguns chips que irão ajudar a baixar o custo global dos smartphones 5G.
Segundo a publicação TechCrunch, as regiões da China e da Ásia/Pacífico são onde se espera o maior impacto nos números globais, com aumentos de de 5,1 e 5,7% face ao registado no ano passado. Na região do Médio Oriente e Norte de África, regista-se o maior aumento, de 5,9%.
Apesar de a 5G poder ajudar na recuperação, este será um aumento de curta duração. Os fabricantes vão ter necessariamente de apostar em novos formatos e novas funcionalidades para conseguirem cativar os utilizadores a trocar de telemóvel com maior frequência.