A Zopt pode não dizer muito à maioria dos consumidores – mas é uma peça-chave na gestão da Nos. A empresa foi criada pela Sonae e o grupo liderado pela empresária angolana Isabel dos Santos com o propósito de gerir a operadora de telecomunicações sedeada no Porto. O que levou a Sonae a tomar uma posição na sequência das primeiras notícias sobre o caso “Luanda Leaks” que dão como possível a emissão de um mandado de captura da justiça angolana sobre aquela que é a empresária mais rica de África: “Face às notícias vinculadas nos últimos dias em diversos órgãos de comunicação social sob a designação Luanda Leaks, a Sonae vem por este meio comunicar que está a acompanhar a situação com atenção e preocupação, sobretudo dadas as alusões feitas a vários membros não executivos do Conselho de Administração da sua participada Nos”, refere a Sonae em comunicado.
O Banco de Portugal já fez saber que também pretende analisar a informação que lhe será disponibilizada pelo Banco EuroBic, que por sua vez cortou relações com Isabel dos Santos após a revelação dos vários esquemas financeiros para desviar dinheiro do erário angolano naquele que é conhecido como o processo Luanda Leaks (o caso mais mediatizado revela um desvio de 100 milhões de euros).
No início de janeiro, a Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (CMVM) já havia feito saber que está acompanhar os arrestos de bens de Isabel dos Santos, que foram desencadeados no final de 2019 pela justiça angolana.
Perante este cenário menos auspicioso para a presença do grupo empresarial de Isabel dos Santos, a Sonae garantiu em comunicado que “tudo fará para garantir que a empresa tem a estabilidade necessária para continuar a servir os seus diversos `stakeholders` (acionistas e associados) e gerar valor para a economia portuguesa”.
Apesar de reiterar a “total confiança que a Sonae tem na empresa e na sua equipa de gestão” e de salientar que a gestão da Nos tem seguido todos os preceitos legais, a Sonae lembra ainda que “os órgãos competentes da sociedade estão a avaliar a situação de forma rigorosa e com sentido de urgência”.