Em breve, se o utilizador escrever «És mesmo feio e estúpido», o Instagram vai perguntar de volta se pretende realmente publicar esta mensagem. É um dos esforços que a rede social, detida pela Facebook, está a envidar para combater o bullying e o assédio online. A análise é feita através de um algoritmo de Inteligência Artificial que vai ler as mensagens e escrever este alerta. Segundo Adam Mosseri, executivo do Instagram, esta tática já fez com que alguns utilizadores recuassem e acabassem por não escrever a mensagem de bullying.
Outra funcionalidade em testes, com um propósito semelhante, é a Restrict que ajuda os utilizadores a não verem mensagens dos bullies. Estes utilizadores não veem que os seus comentários estão bloqueados e não conseguem saber se a DM foi lida ou não, explica a Cnet.
Nos EUA, cerca de 59% dos jovens afirmaram já ter sido alvo de bullying e assédio online e a maior parte considera que as redes sociais fazem um mau trabalho ou pouco trabalho em lidar com este problema.