A Mercedes-Benz revelou o seu primeiro modelo elétrico desportivo, o EQ Silver Arrow 01, construído de raiz para competir na Fórmula E. O anúncio foi feito em vésperas da Geneva International Motor Show 2019, um importante evento de automóveis que conta com a presença da grande maioria das grandes marcas da indústria automóvel. Este é o modelo escolhido para integrar o campeonato de Fórmula E, no qual a gigante alemã irá competir, já em 2020, contra marcas como a Audi, BMW, Nissan, Jaguar e a Porsche.
Foi em 2017, que a Mercedes-Benz demonstrou os primeiros sinais de interesse em vir a integrar a modalidade. O plano consiste em assumir controlo da HWA – uma equipa que já integrou circuitos de Fórmula 1 e que começou a participar nas provas de elétricos desde a temporada 2018-2019 – de forma a que Mercedes consiga começar a competição bem preparada.
«A Fórmula E é uma espécie de start-up bem sucedida: oferece um novo formato, que combina os desportos motorizados com um grande evento, de forma a promover as tecnologias futuras. A eletrificação dos automóveis está em curso e a Fórmula E oferece à indústria uma oportunidade de levar a tecnologia a um novo público (…) estamos felizes por podermos entrar na temporada 2019/2020, pois assim entraremos na corrida devidamente preparados», afirmou Toto Wolff, diretor da Mercedes-Benz Motorsport, num comunicado de imprensa de 2017.
Durante a montagem do EQ Silver Arrow 01, a Mercedes contou com o apoio da Spark (francesa) e da Dallara (italiana), para a construção dos chassis, e da Atieva para a montagem dos circuitos elétricos, que integraram um pack de baterias de 52 kWh contruído com células Sony no modelo. O carro terá uma potência total de 340 cavalos, conseguindo ir dos 0 aos 100 km/h em 2,7 segundos, e pesará cerca de 1 tonelada.
A marca anunciou que o modelo que vai estar em exposição durante a convenção automóvel de Geneva poderá vir a sofrer algumas alterações estéticas. Para já será apresentado em preto e com uma risca azul clara, mas poderá vir a ter uma apresentação diferente quando se estrear na sexta temporada da Fórmula E, em 2020.