A Comissão Europeia quer proporcionar conselhos práticos e fáceis de poupança para cortar na fatura da energia. O objetivo, além de económico, será também ambiental. Na página da iniciativa, é possível obter dicas como assegurar o isolamento das portas e janelas, a temperatura ideal para manter o termóstato do frigorífico e do congelador, a utilização de uma extensão com interruptor ou a adoção de iluminação com luzes LED.
Os mentores da iniciativa explicam que é possível poupar até 20% na fatura, seguindo esas sugestões simples.
Para assegurar um maior alcance e eficácia, esta iniciativa tem o apoio das principais
organizações na área da energia e direitos do consumidor em Portugal, tais como a Agência para a Energia (ADENE), a Associação das Agências de Energia e Ambiente (RNAE), a Agência de Energia e Ambiente de Lisboa (Lisboa E-Nova), a Agência de Energia do Porto (AdEPorto), o
Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE – FCT/UNL), a Direção Geral do Consumidor (DGC), a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), a DECO, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), os Municípios de Lisboa e Porto. Esta iniciativa também se encontra a decorrer na República Checa, Roménia e Grécia.
A primeira parte desta iniciativa abrangeu mais de quatro mil pessoas que visitaram a exposição interativa que esteve durante uma semana e meia nas cidades de Lisboa e do Porto.
Conheça o projeto e veja as melhoras dicas em gastemenosenergia.eu.