Há mais de cem milhões de carros a gasóleo a circular em estradas europeias, mais do dobro do que no resto do mundo. Um estudo publicado no Environmental Research Letters concluiu que a poluição do ar causada por estes veículos contribuiu para dez mil mortes em 2013, nos 28 estados da União Europeia, mais a Noruega e a Suíça. Os investigadores dizem que metade dessas mortes podiam ter sido evitada se os veículos cumprissem os limites de poluição definidos.
Os carros a gasóleo emitem menos dióxido de carbono do que as versões a gasolina, mas, por outro lado, emitem muito mais NOx, ou óxido de nitrogénio, que está ligado ao surgimento de problemas coronários e de pulmão. Segundo estes estudo, se os carros a gasóleo emitissem tão pouco NOx como os carros a gasolina, cerca de 7500 mortes poderiam ter sido evitadas.
Por países, Itália, Alemanha e França, os mais populosos, foram os mais impactados com este tipo de problemas, mas quando foi feita a análise ao número de mortes por cada cem mil habitantes, Suíça, Eslovénia e Bélgica surgem nos primeiros lugares.
As soluções atuais nos carros a gasolina e a proliferação de híbridos significam que estes veículso produzem basicamente o mesmo nível de emissões de CO2 que os carros a gasóleo.