A Aptoide acaba de apresentar dois novos números “redondos”: aquela que é provavelmente a principal loja alternativa à Play, da Google, alcançou recentemente quatro mil milhões de downloads de apps desde que começou a operar em 2011. A startup portuguesa revela ainda que conta já com 200 milhões de utilizadores registados. Para 2017, as previsões apontam para um total de mil milhões de downloads de apps para dispositivos Android.
Na origem do sucesso da Aptoide está a aposta em mercados emergentes, como Brasil, Índia, México e Venezuela, e ainda a disponibilização de métodos de pagamento alternativos aos cartões de crédito.
Desde o lançamento, a startup portuguesa já garantiu investimentos da Portugal Ventures (um milhão de euros) e de um conjunto de fundos, que agrega e.ventures, Gobi Partners, Golden Gate Ventures e Portugal Ventures (com 4,5 milhões de euros).
A Aptoide foi criada com o propósito de funcionar como uma loja de aplicações ou, em alternativa, disponibilizar as ferramentas necessárias para que produtores de software ou operadores pudessem criar as respetivas lojas de aplicações. À boleia de produtores e distribuidores de conteúdos independentes, a startup não parou de crescer nos últimos tempos – a ponto de ter passado a figurar no radar de potenciais concorrentes da Google. No entender dos líderes da Aptoide, a Google terá mesmo aplicado medidas anticoncorrenciais para travar o crescimento desta plataforma made in Portugal. Foi com base nesta perceção que a Aptoide haveria de apresentar uma queixa formal contra a Google na Comissão Europeia.