O processo não é simples, mas um conjunto de hackers afirma ser possível desbloquear algumas centenas de milhões de carros com este método. Os investigadores descobriram duas vulnerabilidades nos sistemas usados pelos fabricantes de automóveis para codificar as chaves das viaturas. A primeira afeta quase todos os Volkswagen vendidos desde 1995, exceto os modelos baseados em Golfs mais recentes. Os hackers descobriram que é possível usar SDR, de Software Defined Radio, e uma placa Arduino para extrair a chave criptográfica usada em muitos dos carros da marca. O valor em si não serve de nada, mas, quando combinado com o valor codificado na chave individual, é possível criar um clone da chave que permite controlar aquele carro, explica o ArsTechnica.
A segunda vulnerabilidade afeta modelos da Alfa Romeo, Citroen, Fiat, Ford, Mitsubishi, Nissan, Opel e Peugeot e explora um sistema criptográfico antigo, conhecido por HiTag2. Este método também pressupõe alguma espionagem por parte dos hackers para captar uma série de códigos enviados pelas chaves.
Os investigadores prometem apresentar as suas conclusões numa conferência de segurança especializada durante esta semana.