
A COTEC Portugal revelou hoje o Barómetro de Inovação de 2014, que coloca Portugal no 29º lugar de um ranking que avalia a prestação de 52 países (UE, OCDE, Mercosul e BRIC).
O barómetro de 2014 dá a conhecer uma recuperação de dois lugares face à edição de 2013, mas revela que Portugal mantém-se com a não muito animadora classificação de país Cigarra (países que, apesar de terem condições propícias para a inovação, não conseguem produzir impacto económico com negócios inovadores).
O ranking que analisa 67 indicadores de inovação revela que Portugal está em 44º lugar no que toca aos resultados que a Inovação produz na economia nacional. «Apesar de todo o esforço e persistência não estamos a conseguir gerar impacto económico», sublinhou Isabel Caetano, diretora de projetos da COTEC Portugal, no evento de apresentação do barómetro de inovação que decorreu esta tarde em Lisboa.
Entre os pontos negativos que explicam a fraca prestação ao nível da impacto económico, destacam-se a escassa oferta de emprego nos setores tecnológicos mais sofisticados, o reduzido volume de exportações da denominada Alta Tecnologia.
O barómetro realizado pela COTEC em parceria com a Everis revela também evoluções positivas: Portugal superou a Espanha no ranking da Inovação e apresentou melhorias na envolvente institucional, no uso de tecnologias, no empreendedorismo e nos impactos da inovação.
O barómetro da inovação COTEC Portugal é atualmente liderado pela Suíça.