É com uma ponta de orgulho que Ricardo Oliveira classifica a ThousandEyes como a empresa com maior percentagem de portugueses no mítico Sillicon Valley, mas é também com realismo que admite que muito do sucesso alcançado só é possível nos EUA: «Europa (já para não falar em Portugal) é um mercado pequeno quando comparado com o americano. Neste momento, estamos focados na Costa Oeste, em especial na Califórnia, e na Costa Leste, em especial em Nova Iorque».
Se a probabilidade de regresso de Ricardo Oliveira a Portugal já era reduzida, em junho, tornou-se mesmo remota: a ThousandEyes, a startup que criou com o empresário Mohit Lad com o objetivo de explorar o segmento de sistemas de monitorização de redes, garantiu o investimento de 5,5 milhões de dólares (pouco mais de quatro milhões de euros) da prestigiada empresa de capital de risco Sequoia e ainda de vários business angels que operam no denominado "Vale do Silício".
Ricardo Oliveira diz que a angariação de investimento não foi difícil. Ao cabo de quatro reuniões com entidades especializadas em capital de risco, a startup garantiu o investidor que necessitava para se expandir geográfica e comercialmente.
Qual o segredo do negócio? «Tínhamos validação de grandes clientes. O que ajudou bastante», responde Ricardo Oliveira.
Dropbox, Evernote, Verisign, Priceline, Zynga e Zendesk são algumas das empresas bem conhecidas que usam os agentes de software da ThousandEyes para apurar o desempenho dos vários pontos de uma rede que pode ter dimensão global. Ricardo Oliveira recorda ainda que a empresa que fundou em 2010 conta ainda com duas das maiores redes sociais do mundo, e cinco dos maiores marcas de Software as a Service (SaaS) do mundo.
Se os clientes já são marcas sonantes, os concorrentes também não ficam atrás: IBM, HP, CA, BMC, Solarwinds, Riverbed ou Netscout são algumas das empresas que têm disputado o mercado das ferramentas especializadas na medição do desempenho de uma ou mais redes informáticas.
Como é que uma empresa que, caso tudo corra bem, terá 80 funcionários no final de 2014, consegue fazer a diferença face a estes gigantes tecnológicos? Por e-mail, Ricardo Oliveira dá a conhecer, através de um e-mail enviado para a Exame Informática, duas razões que têm ajudado a garantir a preferência de empresas que tipicamente têm mais de 1000 clientes e vários escritórios distribuídos pela Internet: 1) «A ThousandEyes é a única solução que fornece uma visibilidade de rede que vai além do perímetro empresarial, num formato SaaS, e que funciona com aplicações na Cloud»; e 2) « A ThousandEyes consegue identificar com exatidão a localização de problemas de rede e resolvê-los em minutos, em vez de horas ou dias».