O The Guardian continua a revelar documentos de Edward Snowden sobre as atividades da NSA. Na sua edição de 1 de agosto, o jornal escreve que a NSA pagou à britânica GCHQ (de Government Communications Headquarters) cerca de 115 milhões de euros durante três anos "para garantir acesso e influenciar os programas de espionagem Britânicos".
As agências de espionagem têm legislação específica que as impede de vigiarem os próprios cidadãos, mas há muito que os rumores indicavam que as centrais de espionagem destes países trocassem informações entre si, noticia o ArsTechnica.
O GCHQ já afirmou que providenciou «informações únicas» sobre o cidadão americano acusado de uma tentativa de ataque a Times Square, em Nova Iorque, com um carro bomba. Não são conhecidos muitos detalhes sobre a operação, mas tudo indica que o GCHQ espie os cidadãos norte-americanos que residem nos EUA, uma vez que a NSA não o pode fazer legalmente. Esses dados são depois trocados entre agências ou comprados por largas somas de dinheiro.