
Segundo o ArsTechnica, já começaram os testes para uma nova categoria de hotspots Wi-Fi que permitirá a ligação automática dos utilizadores, sem preocupações de saber passwords ou qual o nome correto da rede. A ideia é que este processo seja totalmente automatizado, tal como acontece com as torres de 3G – são os telemóveis que gerem a qual se ligam e não o utilizador – para aliviar a congestão das infraestruturas dos operadores de telemóvel.
Esta próxima geração de hotspots permitirá que os utilizadores se liguem automaticamente com os cartões SIM.
A Wireless Broadband Aliance anunciou que já completou testes com vários operadores e fabricantes de dispositivos móveis, incluindo AT&T, BT, China Mobile, Swisscom, LG, Intel, Aruba Networks, BelAir Networks e Cisco.
A instalação destes hotspots de nova geração deve ocorrer durante os próximos 12 meses, e apesar de não ser totalmente claro quais os países envolvidos, a aliança diz que os seus clientes servem mais de mil milhões de hotspots em todo o mundo.
“Os hotspots de próxima geração são muito mais fáceis para os utilizadores encontrarem e usarem, porque, tal como acontece na rede celular, os dispositivos podem ligar-se de forma segura e automática sem ser necessário que os utilizadores introduzam manualmente nomes de utilizador ou passwords”, explicou a the Wireless Broadband Alliance.