Um comunicado da consultora revela ainda que, no segundo trimestre de 2010, foram vendidos 1,7 milhões de terminais móveis. No total, as vendas de telemóveis e smartphones registaram um crescimento de 16% quando comparadas com o período homólogo de 2009.
No ranking dos fabricantes, destaque para a Nokia, que registou um crescimento de 50% face ao primeiro trimestre de 2010 e consolidou a liderança das vendas em Portugal, com uma quota de mercado de 40%.
A Samsung ocupa o segundo lugar na soma das vendas de todas as categorias de terminais móveis, com uma quota de mercado de 29%.
A Nokia também lidera o ranking de vendas de smartphones, com uma quota de 48% das vendas entre Abril e Junho de 2010.
A segunda posição é ocupada, no ranking deste segmento, pela RIM, detentora da marca Blackberry, com uma quota de mercado de 14%.
Outras dados apresentados pelo relatório da IDC:
– A Vodafone já é a quarta marca que vende mais terminais móveis com 10% de quota de mercado (as máquinas são fabricadas em regime de subcontratação por Alcatel, Sagem, Huawei e ZTE)
– A quota de mercado dos sistemas operativos Android registou um crescimento de 675% face ao segundo trimestre de 2009 e já ocupa o segundo lugar do ranking (no primeiro mantêm-se os Symbian)
– A Apple, apesar de fabricar o popular iPhone, não chega a constar no top cinco dos maiores fabricantes de smartphones em Portugal
***Este texto foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico***
Subscreva a newsletter da Exame Informática e receba todas as notícias sobre tecnologia por e-mail