Os ficheiros publicados no 4chan na sexta feira e que rapidamente passaram a ser conhecidos por Gigaleak revelam em pormenor o desenvolvimento de vários protótipos da Nintendo. Muitos utilizadores começaram a analisar a informação e descobriram jogos para Super NES, Game Boy e N64 das séries Mario, Mario Kart, Zelda, F-Zero e Pokémon. Além dos jogos, há desenhos que nunca foram lançados, ficheiros de som e outros materiais relacionados.
A Nintendo não confirmou a autenticidade dos ficheiros que vazaram, mas o developer de Star Fox Dylan Cuthbert confirmou que a ferramenta de CAD de Star Fox 2 que foi revelada é autêntica. Por outro lado, dado o volume de informação e que está funcional, dificilmente não estaremos perante material genuíno.
Esta fuga de informação surge vários meses depois de a Nintendo ter sido vítima de outra divulgação que mostrou o código fonte para vários sistemas operativos de diferentes modelos de consolas e apresentações PowerPoint internas, lembra o ArsTechnica.
Agora, modders e developers de soluções homebrew dedicaram-se a analisar a informação e trouxeram para o Twitter e para o YouTube as suas descobertas:
Uma versão de Super Mario 64 que tem dados para um modelo 3D de Luigi:
Um protótipo de Yoshi’s Island com diferenças no ecrã do mapa, na interface e alguns níveis de teste
Protótipos de Pokémon com vários designs para diferentes monstros
Um original chamado Super Donkey inspirado numa personagem de Rayman e num mundo semelhante ao de Yoshi’s Island
Dados sprite a mostrar Luigi a fazer uma obscenidade com o dedo do meio
Bowser retratado fora do seu veículo de transporte
Uma versão de Star Fox 2 com personagens inéditas
A comunidade de fãs tem vindo a publicar descobertas a um ritmo rápido, pelo que uma pesquisa no Twitter ou no YouTube continuará a devolver resultados novos durante os próximos dias.