A Google, tal como outras tecnológicas, continua a explorar várias ideias e novidades que tirem partido das capacidades da Inteligência Artificial (IA). Agora, é a vez da YouTube anunciar um conjunto de ferraementas no evento Made on YouTube que promete mudar a forma como os criadores fazem os seus vídeos.
Dentro do YouTube Studio, surge uma aba chamada Inspiration, testada nos últimos meses, e que pretende orientar o utilizador no que fazer: uma ferramenta de IA sugere um conceito para um vídeo, indica um título e uma imagem de resumo e até escrever a primeira descrição do vídeo. A ferramenta é descrita como sendo útil para brainstorming, mas pode mesmo ser usada para criar vídeos completos que possam tirar melhor partido do algoritmo do YouTube, avança o The Verge.
Veo é o nome do modelo de vídeo da DeepMind que está a ser integrado no YouTube Shorts e que pode ajudar a realizar vídeos completos de até seis segundos, nesta fase. A ideia pode passar por integrar o Veo na funcionalidade Dream Screen em que a YouTube está a trabalhar e onde encontramos um ecrã verde com diversos fundos gerados por IA. Os clipes criados por esta ferramenta vão ter uma marca de água gerada pela tecnologia SynthID e uma indicação visual de que foi gerado por IA.
As equipas estão a desenvolver a funcionalidade de auto-dubbing, para converter vídeos em cada vez mais idiomas e em ferramentas que usem a IA para ajudar os criadores a interagir com os seus seguidores.
A proliferação destas funcionalidades pode levar a uma situação em que o YouTube estará pejado de vídeos concebidos, escritos e até produzidos por Inteligência Artificial.