“Decidi matá-la”, escreveu Musk quando questionado pelo youtuber Marques Brownlee sobre a etiqueta ‘Official’ que surgiu quarta-feira durante algumas horas em alguns perfis do Twitter. Esta etiqueta seria uma forma de distinguir as contas que são verificadas pelo processo do Twitter daquelas que, por terem a nova subscrição Blue, passassem a ostentar também o visto azul.
Embora pareça que se tratou de um processo de nascimento e eliminação definitiva rápido, a executiva Esther Crawford escreveu pouco tempo depois que “a etiqueta Official ainda vai fazer parte do nosso lançamento @TwitterBlue – mas vamos focar-nos em páginas governamentais e entidades comerciais no início (…) o que viram dele [Musk] é que o foco não vai ser em dar esta etiqueta a perfis individuais para já”, cita o ArsTechnica.
Elon Musk admitiu que os tempos são de mudança no Twitter e salientou que “o Twitter vai fazer muitas coisas parvas nos próximos meses. Reparem que vamos manter o que está a funcionar e mudar o que não está”. Ainda assim, o lançamento desta nova forma de classificar os perfis e a sua posterior eliminação foi bastante mais caótico do que seria necessário, sem que exista qualquer indicação clara do que vai acontecer nos próximos tempos.
A própria Twitter explicou que as contas verificadas pelo sistema anterior (onde aparece um visto azul, após validação da identidade do autor do perfil) iriam manter o mesmo visto, o que resultaria numa situação confusa: o visto aparecerá em contas que pagam a nova subscrição Twitter Blue que já está disponível em alguns mercados ou que já tenham sido verificadas pelo sistema antigo.
Soube-se entretanto que é possível distinguir entre estas duas situações: as contas verificadas pelo sistema anterior mostram uma mensagem quando se clica no visto e que indica “Informação de conta: esta conta é verificada porque é notável em categorias como governo, notícias, entretenimento ou outra”; as contas que ‘compraram’ o visto com o novo Twitter Blue indicam que “Conta verificada: esta conta é verificada porque subscreveu o Twitter Blue”.
A empresa reserva alguma margem para si própria para poder remover os vistos azuis destes subscritores, explicando nos termos que “o visto pode ser retirado a qualquer altura, por qualquer razão pelo Twitter, incluindo como resultado de certo tipo de violações das regras, incluindo, mas não limitado, às nossas regras sobre spam, fuga a banimentos ou impersonificação de outras contas”.