Seis dias após o ataque informático à Sonae, os sites da cadeia de retalho alimentar Continente e da cadeia de lojas de saúde e bem-estar Wells continuam sem funcionar. No entanto, a empresa conta “retomar muito em breve” o funcionamento dos sites, assim como da aplicação do Continente para dispositivos móveis, que também ainda não está operacional.
“Lamentamos todos os constrangimentos causados. A MC continua a trabalhar em estreita articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança para evitar novos ataques desta natureza”, sublinha a Sonae MC, entidade responsável pela área de retalho da Sonae, em comunicado.
A empresa reforça ainda que “não há evidência de que os dados pessoais de clientes tenham sido afetados” como consequência do ataque informático. Já sobre o potencial roubo de dados bancários, a Sonae MC é mais assertiva: “Os dados bancários associados ao serviço Continente Pay, continente.pt, wells.pt não estão nos sistemas da MC, pelo que esta informação não foi de todo comprometida”.
O comunicado revela ainda que parte dos sistemas informáticos da Sonae MC foram desligados, mas por opção da empresa, “por forma a garantir a segurança dos dados e respetivas investigações”. “As nossas equipas estão arduamente focadas em reabrir os sistemas que foram desligados por opção da MC”, lê-se ainda na informação.
A empresa continua sem revelar qual a tipologia do ataque informático que sofreu.