A Twitter começou os testes com o botão de ‘Não Gosto’ há um ano com um grupo restrito de utilizadores e anuncia agora o alargamento do teste para mais perfis. O objetivo é que o utilizador possa classificar determinado comentário ou publicação como ‘negativo’ e, dessa forma, o algoritmo irá preparar de forma mais ajustada o que mostrar ou deixar de mostrar a cada um.
Durante os testes, os utilizadores puderam usar o botão para assinalar o conteúdo que considerassem irrelevante ou ofensivo: “a experiência mostrou que o downvote é a forma mais frequentemente usada para se assinalar o conteúdo que não se quer ver”, explica a empresa. As opções de marcar como spam ou silenciar uma conversa não estão facilmente acessíveis, ao contrário deste botão, o que pode ajudar a explicar a sua maior utilização.
Apesar de as contagens de Gostos e Não Gostos não serem visíveis para todos os utilizadores, a Twitter irá usar estas reações para determinar melhor as respostas e comentários que mostra a cada pessoa, ajustando-se melhor às suas preferências, acreditando que isto “melhora a qualidade das conversações”.
Ainda não foi confirmado oficialmente se este botão irá passar a ser mostrado em permanência e a todos os utilizadores após esta fase de teste.
Estas reações negativas podem ser usadas em campanhas de assédio ou mesmo como parte de uma iniciativa para, de forma concertada, silenciar determinada opinião dissidente. No YouTube, as contagens de votos passaram a ser privadas desde novembro, enquanto no Facebook a opção não passou de uma fase de testes.