A iAP aparece agora de ‘cara lavada’, com um portal renovado que facilita a gestão e melhora a comunicação de serviços e benefícios que decorrem da utilização da Plataforma de Interoperabilidade da Administração Pública. O Governo anuncia a renovação do portal hoje, dia em que se assinalam cinco anos desde que foi determinada a adoção preferencial deste mecanismo. Esta plataforma garante a orquestração e troca de informação segura entre todas as entidades que participam no ciclo de vida do Cartão do Cidadão, como o IRN, a AT, a SS, a Saúde ou o MAI, por exemplo.
Entre os benefícios para os cidadãos estão a possibilidade de abertura de conta bancária de forma desmaterializada, ou seja, online e sem papéis, a prescrição médica eletrónica para levantamento de medicamentos sem necessidade de receita e a validação de faturas para a ADSE, que obtém da AT dados sobre as despesas médicas dos beneficiários para facilitar a comparticipação de despesas médicas.
Desde 2007, a iAP fomenta a troca de mensagens entre sistemas aplicacionais, permite a comunicação de mensagens SMS com os cidadãos e facilita os pagamentos, tendo já trocado mais de 1,5 mil milhões de mensagens, enviado 190 milhões de SMS e suportado pagamentos de mais de mil milhões de euros, explica o comunicado da Modernização do Estado e da Administração Pública.
A iAP terá permitido a poupança de mais de cinco mil milhões de euros, poupado mais de 380 milhões de horas aos cidadãos e empresas e 66 milhões de horas aos serviços de Administração Pública, tendo ainda neutralizado mais de 445 milhões de toneladas de carbono.
Um novo backoffice com melhores ferramentas de monitorização e implementação da Medida Simplex fazem ainda parte das melhorias do portal que conta com 123 entidades públicas e privadas que preserva os direitos de privacidade e proteção de dados pessoais.
Os planos para o futuro próximo passam pela criação de um ponto nacional de eDelivery, que disponibilizará um canal para que entidades públicas e privadas possam ligar-se a outros pontos de interoperabilidade disponibilizados no espaço europeu.